O uso das TIC’S no ensino da geografia em uma escola municipal do sertão sergipano
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.598Abstract
RESUMO: O uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas brasileiras tem representado um desafio para os professores, principalmente nos municípios de pequena população do interior do Nordeste brasileiro. Esse é o caso da Escola Municipal Maria do Carmo Nascimento Alves, no Município de Canindé de São Francisco/SE. objetivou-se com este estudo analisar as contribuições das TICs na escola no que se refere ao desempenho e motivação no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Nesse artigo faz-se um estudo de como os professores de Geografia dessa escola trabalham com as TICs e qual a contribuição que essas tecnologias têm dado ao processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados o questionário. Foram pesquisados cinco professores de Geografia. Os resultados mostraram que as tecnologias têm contribuído para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, os professores sentem muita dificuldade em utilizar as ferramentas tecnológicas, pois, de uma forma geral, não possuem ou recebem capacitação.
Palavras-chave: Ensino da Geografia. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Ensino-aprendizagem.
ABSTRACT: The use of new Information and Communication Technologies (ICTs) in Brazilian public schools has been a challenge for teachers, especially in small towns in the interior of the Brazilian Northeast. This is the case of the Municipal School Maria do Carmo Nascimento Alves, in the Municipality of Canindé de São Francisco / SE. the purpose of this study was to analyze the contributions of ICTs in school regarding performance and motivation in the development of student learning. In this article, a study is made of how the Geography teachers of this school work with ICTs and what contribution these technologies have given to the teaching-learning process. The methodology adopted was qualitative, using as a data collection instrument the questionnaire. Five geography teachers were surveyed. The results showed that the technologies have contributed to the teaching-learning process. However, teachers find it very difficult to use technological tools because, in general, they do not have or receive training.
Keywords: Geography Teaching. Information and Communication Technologies (ICTs). Teaching-learning.
Metrics
References
BIANCHI, P. Relato de Experiência em Mídia Educação (Física) com Professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/Sc. In: XVI CONBRACE, Anais... Salvador, 2009.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: Mec/SEF, 1998.
DANTAS. J. P. O ensino de Geografia e as tecnologias da informação e comunicação: Uma Proposta de Formação Docente na Modalidade de Ensino à Distância. 2011. 13 f. Monografia (Pós-graduação em Educação a Distância)- Universidade Federal do Paraná e Escola do Governo do Rio Grande do Norte, Paraíba, 2011.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas, Anais... São Paulo: v.35, n.2, p. 57-63, abril 1995.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MINAYO, M.C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
MARTINHO, Tânia; POMBO, Lúcia. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais: um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 8, n. 2, p. 527-538, 2009.
MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. In: ROMANOWSKI, Joana Paulin et al (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: diversidade, mídias e tecnologias na educação. Curitiba. Champagnat, 2004.
MORAIS, C. M. S. Novas tecnologias no contesto escolar. Revista Comunicação e Educação, São Paulo, n. 18, agosto de 2000.
PLÁCIDO, M. E. Formação Continuada de Professores: Análise sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC na Organização do trabalho Pedagógico. 2011.96,97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, Aracaju, Sergipe, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Adriana Silva Caetano, Denis Rocha Calazans
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”