O uso do jogo de tabuleiro como ferramenta de Educação Ambiental na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.662Resumen
RESUMO: O trabalho com as questões ambientais em sala de aula deve estar presente desde os anos iniciais da Educação Básica. Nesse contexto, este trabalho traz à luz uma experiência de uso de jogos como ferramenta de aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental, atendendo a um total de 58 alunos. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas da cidade de Maceió, estado de Alagoas, através de um projeto de extensão intitulado Consumo e Meio Ambiente, realizado nos anos de 2017 e 2018. O objetivo foi estimular os valores ambientais entre os alunos através de atividades lúdicas, desenvolvendo uma aprendizagem significativa. Os alunos foram orientados sobre os assuntos pertinentes ao tema do projeto e estimulados a criar questões com perguntas e respostas sobre esses temas. O material desenvolvido pelos alunos foi analisado, corrigido e organizado na forma de cartas de jogo. Os discentes criaram jogos de tabuleiro e utilizaram as questões elaboradas por eles no jogo de tabuleiro. O uso do jogo de tabuleiro e a prática de elaboração de perguntas e respostas foram utilizados como material de estudo e depois de revisão dos assuntos. Apesar de ter sido usado inicialmente dentro do projeto Consumo e Meio Ambiente e centrado na temática do projeto, esse recurso didático passou a ser usado em outros assuntos e em outras disciplinas. As ações aumentaram a participação das turmas nas aulas e elevaram o rendimento nas provas, além de favorecer a mudança de hábitos na própria escola.
PALAVRAS-CHAVE: Meio Ambiente, Consumo, Aprendizagem Significativa, Jogos de Tabuleiro.
ABSTRACT: The work with environmental issues in the classroom must be present since the earliest years of Basic Education. In this context, this work brings to light an experience of using games as a learning tool in the 5th year of Elementary School, attending a total of 58 students. The work was developed in two public schools in the city of Maceió, state of Alagoas, through an extension project entitled Consumption and Environment, carried out in the years 2017 and 2018. The objective was to stimulate environmental values among students through playful activities, developing a meaningful learning process. The students were guided on the subjects pertinent to the theme of the project and were stimulated to create exercises with questions and answers on these subjects. The material developed by the students was analyzed, corrected and organized in the form of playable cards. The students created board games and used the questions they crafted in the board game. The use of the board game and the practice of elaboration of questions and answers were used as a material of study and later as a review of the subjects. Although it was initially used within the Consumption and Environment project and focused on the designed theme, this didactic resource was used in other subjects and in other disciplines. The actions increased the participation of the students in the classes and increased the grades in the tests, besides favoring the change of habits in the own school.
KEYWORD: Environment, Consumption, Significant Learning, Board Games.
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