A violência escolar: desafios no educar

Autores/as

  • Laudenice Barbosa Bispo Instituto Politécnico de Viseu-IPV Portugal
  • Maria da Conceição Almeida Martins
  • João Carvalho Duarte

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.692

Resumen

School violence: challenges in educating


RESUMO: A presente pesquisa A violência Escolar: desafios no educar, é fruto de um trabalho desenvolvido na Escola Ensino Fundamental e Médio Professor Douglas Apratto Tenório, localizada no município de Campo Grande- AL Objetivou-se com este estudo promover uma política educacional interdisciplinar de prevenção e intervenção sobre a problemática de violência em nossas escolas, alertando crianças, adolescentes, jovens e a comunidade local, educando para a paz. Além disso, a pesquisa relata como objetivos específicos: trabalhar com as questões da afetividade, sexualidade, drogas e violência, de forma interdisciplinar; alertar aos adolescentes e jovens, sobre as causas  e consequências do uso das drogas; abordar os diversos tipos de violência dentre elas: violência contra a mulher, violência física,  violência social, violência psicológica, violência sexual, violência escolar.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde foram evidenciados relatos de experiências de professores, de caráter subjetivo com narrativas escritas e faladas. Entende-se que o resultado desse trabalho de prevenção e intervenção foi alcançado. Conseguiu-se com  este trabalho alertar nossas crianças, adolescentes, jovens e a toda comunidade, sobre as causas e efeitos desse mal, que pode modificar toda a sua vida. Contribui-se com  a proposta de continuidade das ações, necessita-se de um olhar cuidadoso a cada ano letivo, no sentido de prevenir e intervir no menor sinal de violência na escola, procurar estratégias de enfrentamento da situação, buscar parcerias, assumindo um compromisso enquanto educadores e sociedade, ter-se-á a certeza de nosso papel enquanto transformadores para  uma sociedade mais justa e igualitária.

 

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa, Prevenção, Intervenção.

 

ABSTRACT: The present research The school violence: challenges in the education, is the fruit of a work developed in the Elementary and Middle School Professor Douglas Apratto Tenório, located in the city of Campo Grande-AL This study aimed to promote an interdisciplinary educational policy of prevention and intervention on the problem of violence in our schools, alerting children, adolescents, youth and the local community, educating for peace. In addition, the research reports as specific objectives: work with issues of affectivity, sexuality, drugs and violence, in an interdisciplinary way; to warn adolescents and young people about the causes and consequences of drug use; to address the various types of violence among them: violence against women, physical violence, social violence, psychological violence, sexual violence, school violence. This is a qualitative research where we have evidenced reports of teachers' experiences, of a subjective nature with written and spoken narratives. It is understood that the outcome of this prevention and intervention work has been achieved. This work has alerted our children, adolescents, young people and the whole community about the causes and effects of this disease, which can change their whole life. It contributes to the proposal of continuity of actions, it is necessary to take a careful look at each school year, in order to prevent and intervene in the least sign of violence in the school, look for strategies to face the situation, seek partnerships, as educators and society, we will be assured of our role as transformers for a more just and egalitarian society.

KEY WORDS: Research, Prevention, Intervention.

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Biografía del autor/a

Laudenice Barbosa Bispo, Instituto Politécnico de Viseu-IPV Portugal

Graduada em Pedagogia- UNEAL, 2002; Especialista em Psicopedagogia – Faculdades Integradas de Amparo- SP, 2002; Gestão Escolar- UFAL, 2012; Docência em Nível Superior- FERA, 2016 e Mestra em Ciências da Educação pelo Instituto Politécnico de Viseu- IPV/PT, 2015-laudenicebispo@hotmail.com

Maria da Conceição Almeida Martins

Doutora em Psicologia Social, professora e coordenadora da Escola Superior de Viseu/ Instituto Politécnico de Viseu- Portugal.

João Carvalho Duarte

Doutor em  Saúde Mental , professor e membro do Conselho Geral da Escola Superior de Viseu/ Instituto Politécnico de Viseu-  Portugal.

Citas

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Publicado

2019-02-17

Cómo citar

Bispo, L. B., Martins, M. da C. A., & Duarte, J. C. (2019). A violência escolar: desafios no educar. Diversitas Journal, 4(1), 159–171. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.692