A expansão urbana e a vulnerabilidade social em União dos Palmares/AL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-763Resumen
RESUMO: Ao passar do tempo, o espaço urbano tende a se expandir a uma velocidade considerável, em contrapartida o desenvolvimento social é um elemento que avança de maneira lenta e desproporcional. O objetivo deste artigo é estudar a expansão urbana e a vulnerabilidade social, que estão ligadas diretamente a fatores socioeconômicos. A metodologia tem um caráter qualiquantitavo, baseado em aplicações de questionários e observações em campo, sendo ainda necessárias entrevistas informais com moradores de áreas com menor investimento socioeconômico. Os resultados obtidos revelam que expansão urbana, desacompanhada de incentivos para o desenvolvimento social, somada a não diversificação econômica, provoca uma situação de vulnerabilidade a grupos sociais em diversos pontos da cidade, onde a pobreza urbana se apresenta de forma perversa, criando um processo de luta, resistência e sobrevivência no espaço urbano. Assim, existe uma necessidade de intervenção por parte dos poderes públicos, para amenizar os problemas causados por esse fenômeno urbano.
PALAVRAS-CHAVE: Espaço urbano; cidade; território.
Métricas
Citas
AMBROMOWAY, M. et al. Juventude, violência e Vulnerabilidade Social na América Latina; desafios para políticas públicas. Brasília. UNESCO. BID. 2002.
CAPISTRANO, F. R. B.; LOPES, J. L. S. Mapa de Localização do Município de União dos Palmares – AL. Universidade Estadual de Alagoas, União dos Palmares. 2015.
CORRÊA, R. L. O espaço urbano. 1. Ed. São Paulo: Ática S.A, 1995.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Censo de 2010. Disponível em http://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html acessado em 27/06/2017.
Instituto de longevidade Mongeral AEGON / FGV. Índice de desenvolvimento urbano para longevidade - IDL https://idl.institutomongeralaegon.org/cidades-pequenas acessado em 02/12/2017.
Ministério do Trabalho e Emprego – MTE Dados Abertos disponível em http://trabalho.gov.br/dados-abertos acessado em 04/12/2017
OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES. Análise da Regiões Metropolitanas do Brasil. Construção de Tipologias, Tipologia Social e Identificação de Áreas Vulneráveis. Rio de janeiro, 2005.
PRODANOV, C. C.; FREITAS E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTOS, M. A urbanização brasileira. 5ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo. Ed Nobel. 1985.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos Teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.
SANTOS, M. Pensando o Espaço do Homem. São Paulo. Ed Edusp. 2004.
SANTOS. M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 16ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.
SILVA, R. D. L. O fator de aglomeração e a força de renovação e adaptação das atividades do circuito inferior da economia urbana no centro de União dos Palmares – AL. Diversitas Journal, volume 3, número 3, páginas 642-654, set. /dez. 2018.
Sistema IBGE de recuperação Automática – SIDRA, Senso de 2010, disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/3562 acesso em 28/06/2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Thaís Patricia Paulino da Silva, Claudionor de Oliveira Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”