Perfil de mulheres com câncer de mama e possíveis fatores de risco para radiodermatites

Autores/as

  • Edna Alves de Carvalho
  • Shyrlene Santana Santos Nobre
  • Diego Figueiredo Nóbrega
  • Roberta Adriana Oliveira Estevam
  • Francisco Feliciano da Silva Júnior
  • Kristiana Cerqueira Mousinho Centro Universitário CESMAC

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.774

Resumen

A teleterapia é amplamente utilizada no tratamento para câncer de mama, porém apresenta reações adversas de pele comumente chamadas de radiodermatites que variam em graus de severidade.  Investigar o perfil de mulheres com câncer de mama submetidas à teleterapia e a relação entre possíveis fatores de riscos e o desenvolvimento de radiodermatite. Estudo observacional, analítico de caráter retrospectivo, que avaliou 130 prontuários de mulheres com câncer de mama, tratadas com teleterapia, entre abril de 2012 e março de 2013 em Alagoas. Os dados foram armazenados, analisados e apresentados por técnicas de estatística descritiva e inferencial, em forma de tabelas. Para associação entre grupos com variáveis dependentes e independentes foram utilizados o teste Qui-quadrado. O nível de significância para todos os testes foi de 5%. A população apresentou faixa etária predominante entre 50 a 59 anos, 40,8% possuía ensino fundamental, 40,8% eram solteiras e 90% tinham cor da pele não negra. Das doenças coexistentes pesquisadas o maior percentual foi para hipertensão com 39,2%. Desenvolveram radiodermatites 68,5% das mulheres, dessas 61,8% trataram com fótons, 38,2% trataram com fótons e elétrons. Este estudo mostra uma alta prevalência de radiodermatites destacando as variáveis fótons e elétrons, cor da pele negra, história de tabaco e álcool. Vários fatores podem influenciar no aparecimento de radiodermatites, portanto caracterizar a população na busca de possíveis fatores de risco e importante para melhor condução dessas alterações.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Kristiana Cerqueira Mousinho, Centro Universitário CESMAC

Possui graduação em Farmácia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2000), Especialização em Farmacologia, Farmácia Hospitalar e Acupuntura, Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2010). Tem experiência na área de Farmácia hospitalar, Farmacologia, Toxicologia, Acupuntura e terapia Floral. E hoje atua como docente no Mestrado Profissional de Pesquisa em Saúde e nas graduações de Farmácia, Medicina e Biomedicina do Centro Universitário CESMAC. Professora do Curso de Formação e Especialização em acupuntura (Associação Brasileira de Acupuntura), e Especialização em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica (Espaço Ciência).

Publicado

2019-06-04

Cómo citar

Alves de Carvalho, E., Santana Santos Nobre, S. ., Figueiredo Nóbrega, D. ., Adriana Oliveira Estevam, R. ., Feliciano da Silva Júnior, F. ., & Mousinho, K. C. (2019). Perfil de mulheres com câncer de mama e possíveis fatores de risco para radiodermatites. Diversitas Journal, 4(2), 673–685. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.774

Número

Sección

Dossiê Temático - Pesquisa em saúde: uma abordagem multidisciplinar