Produção e eficiência no uso de água do feijão comum adubado com biochar
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.837Resumen
O município de São João é um dos maiores produtores de feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) de Pernambuco, contudo apresenta solos arenosos, com baixos teores de nutrientes e de retenção de água, o que limita a produtividade do feijão. O biochar tem sido muito utilizado para aumentar a retenção de água e pode ser uma alternativa para a região. Desse modo, o objetivo do presente trabalho foi avaliar diferentes doses de biochar na produtividade, evapotranspiração (ET) e eficiência no uso de água (EUA) do feijão. Um experimento, em casa de vegetação, foi realizado no delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram de quatro doses (0, 5, 10 e 20 t ha-1) de biochar de casca de café. Foram avaliadas a biomassa, a ET e a EUA do feijão. Verificou-se que ocorreu uma redução da ET do feijão com o aumento das doses de biochar. As doses de 11 e 12,1 t ha-1 de biochar de casca de café proporcionaram uma maior produtividade e uma maior eficiência no uso de água do feijão, respectivamente. Para o cultivo de feijão, em solos arenosos da região agreste de Pernambuco, recomenda-se o uso da dose de 11 t ha-1 de biochar de casca de café.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 José Romualdo de Sousa Lima, Jéssica Emanuella da Silva Oliveira, Adriano dos Santos Moura, Charlley de Freitas Silva, Érika Valente de Medeiros, Claude Hammecker
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”