Levantamento da mesofauna do solo em área de preservação permanente da Vila Bananeiras, Arapiraca/AL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-875Resumen
RESUMO: A mesofauna edáfica é constituída por organismos entre 0,2 e 2,0 mm de comprimento. Entre seus integrantes destacam-se os ácaros (Acari) e colêmbolos (Collembola), a diversidade desses microartrópodes está relacionado com o tipo de solo e com suas características físicas e químicas. O objetivo desta pesquisa foi registrar dados sobre a densidade e riqueza da mesofauna do solo em área de preservação permanente no agreste Alagoano. Para este levantamento foi utilizado o funil de Berlese-Tullgren modificado. Foram colhidas dez amostras de solo a 3 metros de distância uma da outra, o grupo dominante foi Acarina com com 107 espécimes, seguindo do grupo Collembola com 79 espécimes, sugerindo que os ácaros apresentam maior capacidade de adaptação ao ambiente estudado.
PALAVRAS-CHAVE: Biodiversidade do solo, organismos vivos, microartrópodes, bioindicadores.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Crislanny Melo de Oliveira, José Danilo da Silva, João Marcos de Assis Rozendo, Juliana Ferreira dos Santos, João Pedro Ferreira Barbosa, Esmeralda Aparecida Porto Lopes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”