A importância da aula prática para o ensino de Geomorfologia

Autores/as

  • Fábio Carvalho Nunes Instituto Federal Baiano, Campus Santa Inês
  • Claudia Cseko Nolasco de Carvalho Universidade Estadual de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-2807-2829
  • José Rodrigues de Souza Filho Instituto Federal Baiano, Campus Catu
  • Saulo Roberto de Oliveira Vital Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-889

Resumen

A disciplina Geomorfologia é considerada pelos estudantes do Ensino Superior uma disciplina interessante, porém difícil. É provável que a dificuldade do ensino-aprendizagem de Geomorfologia decorra de obstáculos de ordem epistemológica, conceitual e de linguagem, em parte especialmente advindos da interface com a Geologia. Acreditando que as aulas práticas podem ajudar no processo de aprendizagem, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a eficiência das aulas práticas na aprendizagem de conceitos geológicos fundamentais para a compreensão dos processos morfogenéticos e morfodinânicos. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do 6º semestre do curso de Licenciatura em Geografia, aplicando-se avaliações objetivas, avaliando os discursos, o envolvimento e realizando entrevistas. Os resultados mostram que antes da aula prática 54% da turma zerou a avaliação, 41% acertou apenas uma questão e o restante (5%) só acertou duas questões. Após a aula prática o resultado melhorou sensivelmente, com  45% da turma acertando 56% da avaliação, contudo o resultado ainda está abaixo das expectativas.

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Publicado

2020-07-06

Cómo citar

Nunes, F. C., Carvalho, C. C. N. de, Souza Filho, J. R. de, & Vital, S. R. de O. (2020). A importância da aula prática para o ensino de Geomorfologia. Diversitas Journal, 5(3), 2003–2013. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-889