Distúrbios osteomusculares em músicos: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-923Resumen
RESUMO: As questões ligadas à organização e aos fatores psicossociais do trabalho têm sido intensamente estudadas nos últimos anos devido ao advento das novas tecnologias e sistemas de produção, e principalmente por serem responsáveis por transtornos à saúde do trabalhador. Esta temática é foco de discussão e objeto de pesquisa de várias categorias profissionais. Por muito tempo os estudos acerca dos distúrbios de origem ocupacionais tinham como objetivo de análise as atividades realizadas pelos trabalhadores de escritórios e indústrias, porém, observam-se um aumento do interesse para outras profissões, a exemplo os músicos. Objetivos: Destacar o comportamento dos distúrbios osteomusculares em músicos, por meio de uma revisão da literatura. Metodologia: O estudo foi do tipo revisão de literatura com a elaboração de um levantamento bibliográfico nas bases de dados como PubMed e SciELO, não foi delimitada a data de publicação e o número bibliográfico a ser pesquisado. Os critérios de inclusão dos estudos compreenderam materiais, a partir de textos completos, nos idiomas: português, espanhol e inglês que abordaram como tema distúrbios osteomusculares em músicos. Resultados: Os resultados foram obtidos através da compilação de 30 trabalhos científicos, dos quais foram lidos da íntegra. Conclusão: Por meio da metodologia empregada foi possível verificar que os distúrbios osteomusculares é uma problemática bastante frequente entre os músicos e que se faz necessário o desenvolvimento de novos estudos para que sejam implantadas as devidas medidas preventivas. No que se refere ao número de artigos referentes à temática estudada relacionada aos músicos, existem poucos estudos publicados nas fontes de informação pesquisadas.
PALAVRAS-CHAVE: Transtornos traumáticos cumulativos, Ergonomia, Música.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Michelly Siqueira Cavalcante, Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani, Marcos André Rodrigues da Silva Júnior, Hilda Maria Pereira Araujo, Silvio Romero de Oliveira Abreu
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”