Caracterização da conservação refrigerada do umbu (Spondias Tuberosa Arruda Câmara) sob atmosfera modificada
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-931Resumen
RESUMO: O umbu é um dos frutos de maior importância para a caatinga, visto seu grande potencial de produção frente às condições impostas e grande potencial de aproveitamento, mas, no entanto, é um fruto muito perecível pós-colheita, carece de estudos sobre sua conservação. Os diferentes níveis e estados pós colheita tem diferenças que poderão ser controlados e atenuado em sua rápida perda de acidez e valor econômico. Com a perspectiva de promover a ampliação da oferta de umbu e redução de perdas decorrente do rápido avanço do amadurecimento após a colheita, com o presente estudo objetivou-se avaliar, por meio de características associadas a qualidade, conservação pós-colheita de umbus colhidos em diferentes estádios de maturação sob atmosfera modificada. Foi utilizado para o estudo o delineamento experimental inteiramente casualizado com cinco tratamentos três repetições (cinco estádios de maturação diferentes), cada tratamento contou com 25 frutos. De cada estádio, tomaram-se ao acaso três frutos para a caracterização física e química, analisadas no início do experimento, após 7, 14 e 21 dias de armazenamento. As características físicas em relação aos frutos foram: peso, o pH, e açúcar solúveis expressos em ºBRIX. Também foram observadas as temperaturas das bandejas e do interior da geladeira e umidade no interior da geladeira. Os dados oram submetidos à análise de variância (ANOVA) e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade utilizando-se o programa estatístico SISVAR(FERREIRA,2011). Verificou-se efeito não significativo em relação ao pH, entre os cincos estádios de maturação. Os frutos com o maior valor de pH foram os de apresentam uma coloração com predominância do amarelo, e o com o menor valor foram os frutos totalmente verdes. Os valores variaram entre 3,08 e 2,72Os sólidos solúveis foram mais baixos em umbus do estádio verde, e o maior valor foi encontrado nos frutos de cor totalmente amarela. Os valores de pH do umbu permanecem estáveis entre os estádios de maturação, sendo que o maior valor é encontrado quando o fruto está com sua casca com a predominância do amarelo. 2.Existe pouca variação nos sólidos solúveis.
PALAVRAS-CHAVE: Brix, pH, acidez, frutas.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Neilson Silva Santos, José Crisólogo de Sales Silva, Cleyton de Almeida Araújo, Kelson Felix Lima, Felipe Gabriel Alves Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”