Seleção e uso dos livros didáticos de ciências por professores do ensino fundamental do município Caridade do Piauí, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-953Resumen
RESUMO: No Brasil o livro didático foi regulamentado com a legislação criada em 1938 pelo decreto de lei 1006. Os livros didáticos passaram a ser utilizados cada vez mais e para garantir a distribuição em escolas públicas o governo federal criou o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) através do decreto de n° 91.542/85. Com esta pesquisa objetivou-se analisar o processo de escolha e utilização do livro didático de ciências por professores do ensino fundamental do município de Caridade do Piauí. Foram entrevistados 20 professores de ciências das maiores escolas públicas de ensino fundamental do município. Através desta pesquisa observou-se que os professores não seguem à risca as orientações do PNLD para a escolha dos livros, a maioria ainda revelou que não utilizaram ou não tiveram acesso ao Guia do Livro Didático para selecionar os livros. A maior parte dos professores revela que escolhem o material didático baseados em critérios estabelecidos por eles mesmos. Apesar de não seguirem as instruções do PNLD para a escolha, os atuais livros de ciências trabalhados nas escolas foram bem avaliados pelos professores em vários critérios como o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e os recursos adicionais. Sobre a interferência da internet na utilização do livro didático, a maior parte dos professores afirma que os livros continuam sendo o principal material utilizado em sala de aula. Por todos esses aspectos podemos concluir que a maioria dos professores não seguem as orientações do PNLD e Guia do Livro Didático para realizarem as escolhas dos livros didáticos
PALAVRAS-CHAVE: Orientações, PNLD, Escolas.
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Derechos de autor 2020 Wellington da Silva Santos, Michelli Ferreira dos Santos, Marcones Ferreira Costa
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