Diretrizes Éticas

A Declaração de Ética é baseada nas recomendações das Boas Práticas do Comitê de Ética da Publicação (COPE), elaboradas em 2011.

Diversitas Journal Segue os princípios adotados pelos Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicações Acadêmicas, ratificados por organismos internacionais em 2018 por COPE, CASPA, DOAJ e WAME. Acesso em: https://publicationethics.org/files/Principles_of_Transparency_and_Best_Practice_in_Scholarly_Publishingv3.pdf


Obrigações do editor

Arte. 1.1 Neutralidade

O conteúdo intelectual dos manuscritos submetidos é avaliado, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, idade, deficiência, religião, etnia, filosofia política dos autores.

Arte. 1.2 Confidencialidade

Todos os manuscritos devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados a ninguém sem a permissão do editor. Gerentes e equipe editorial não devem divulgar informações sobre o manuscrito submetido a ninguém, exceto o autor, os revisores e os revisores em potencial.

Arte. 1.3 Divulgação de informações e conflitos de interesse

Dados não publicados contidos no manuscrito submetido não devem ser utilizados por editores ou revisores em suas próprias pesquisas sem o consentimento explícito do autor.

Arte. 1.4 Decisão de publicação

A decisão final em relação aos pareceres é registrada e de responsabilidade da equipe editorial. O editor é orientado pela política do Comitê Editorial da Diversitas Journal / Eduneal, levando em consideração as obrigações legais relacionadas a difamação, direitos autorais e plágio. O editor pode compartilhar a decisão com outros membros do Conselho Editorial ou com revisores. No caso de recurso da decisão do Comitê de Leitura, o editor poderá solicitar dois novos revisores.

Obrigações dos revisores

Arte. 2.1 Decisões editoriais

Os revisores ajudam a equipe editorial a tomar decisões e também podem ajudar o autor a melhorar a qualidade do manuscrito.

Arte. 2.2 Atrasos e prazos

Quando um revisor convidado não se sente competente o suficiente para avaliar a pesquisa apresentada no manuscrito, ou se não conseguir fornecer seu relatório a tempo, deve informar o editor sem demora, a fim de lhe dar tempo para entrar em contato com outros revisores.

Arte. 2.3 Padrões de objetividade, civilidade e respeito

Os relatórios devem ser objetivos. Comentários e críticas pessoais direcionados ao autor ou comentários prejudiciais direcionados ao conteúdo do texto não são elegíveis. A opinião do revisor deve ser clara, bem fundamentada e respeitosa com o autor.

Arte. 2.4 Indicação de fontes

O revisor deve identificar as publicações apropriadas, não citadas pelo autor. Qualquer indicação desse tipo deve ser acompanhada de um comentário apropriado. O revisor deve chamar a atenção do editor para qualquer semelhança, qualquer sobreposição entre o manuscrito e os dados publicados anteriormente.

Arte. 2.5 Divulgação de informações e conflitos de interesse

As informações e idéias obtidas por repetição anônima são confidenciais e não devem ser usadas para o benefício pessoal do revisor. Os revisores não devem aceitar a revisão de manuscritos onde isso possa resultar em um conflito de interesses decorrente de relações competitivas, colaborativas ou outras com os autores.

Obrigações dos autores

Arte. 3.1 Validade da informação

As informações contidas nos manuscritos enviados para publicação devem apresentar os resultados da pesquisa dos autores, bem como uma discussão objetiva desses resultados e sua importância. Os dados subjacentes devem ser apresentados corretamente. Informações fraudulentas e conscientemente imprecisas são consideradas antiéticas e inaceitáveis.

A identificação de pesquisas realizadas por outros sempre deve ser dada. Os autores devem citar as publicações que influenciaram o estudo em questão.

Arte. 3.2 Originalidade e plágio

Os autores devem garantir que eles escreveram um estudo completamente original e, se eles usaram livros ou declarações de outras pessoas, devem ser citados corretamente.

Arte. 3.3 Várias publicações

Um autor não deve enviar manuscritos representando o mesmo estudo para mais de uma revista (ou livro). Enviar o mesmo manuscrito em mais de um periódico é antiético e inaceitável.

Nesses casos, os autores devem fornecer a referência da primeira publicação e estar livres dos direitos autorais do editor original.

Arte. 3.4  Paternidade do manuscrito

Apenas autores que contribuíram significativamente para o estudo em questão são considerados autores. Todos aqueles que contribuíram para o estudo devem estar presentes na lista de autores. Se outras pessoas estiveram envolvidas em alguns aspectos do projeto de pesquisa, elas devem ser mencionadas nos agradecimentos. O autor principal deve garantir que todos os co-autores e apenas eles estejam incluídos na lista de autores do manuscrito, que os co-autores tenham visto e aprovado a versão final do manuscrito e que concordaram em enviar o manuscrito .

Arte. 3.5 Divulgação de informações e conflitos de interesse

Todos os autores devem indicar, como resultado de sua apresentação biográfica, quaisquer conflitos de interesse que possam afetar sua publicação proposta. O financiamento de projetos de pesquisa que tornaram possível o estudo deve ser indicado.

Arte. 3.6 Erros na publicação

Se o autor descobrir um erro importante ou uma imprecisão em sua publicação, sua obrigação é informar rapidamente o editor e considerar, de acordo com o responsável, a retirada do artigo ou a publicação das informações sobre o erro.