Dinâmica socioespacial e produção agrícola nos acampamentos rurais Sapucaia e Caípe, União dos Palmares, Alagoas - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1270Resumo
RESUMO: A Zona da Mata alagoana é uma região do estado fortemente marcada pela criação de gado de corte e monocultivo de cana-de-açúcar, sendo esta última prática uma influência dos estabelecimentos sucroalcooleiros que por muitas décadas ditaram o modo de produção agrícola do estado. Há alguns anos, esse cenário tem sido modificado devido ao fechamento de usinas sucroalcooleiras e algumas propriedades modificando seu modo de produção. Entretanto, muitas áreas antes cultivadas pela cultura acima mencionada ficaram com pausa de produção. Assim, algumas, por intermédio de movimentos sociais de luta pela terra, começaram a ser ocupadas e reivindicam o direito pela terra por meio da reforma agrária. Assim, objetivou-se por meio desse estudo compreender a dinâmica socioespacial dos acampamentos Sapucaia e Caípe, localizados às margens da BR-104 no município de União dos Palmares, Alagoas, bem como entender a produção agrícola desses assentamentos. Assim, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa por meio de entrevistas. A pesquisa proporcionou compreender a constituição das famílias que compõem os assentamentos, as quais demonstraram a existência de um modo de organização ainda patriarcal com invisibilidade das mulheres. Ademais, observa-se também a existência de condições sub-humanas no tocante da infraesdtrutura. Além desses aspectos, denota-se a ausência de assistência técnica, a qual é fundamental no processo de contemplação e implementação da reforma agrária.
PALAVRAS-CHAVE: reforma agrária, estrutura habitacional, acampamento rural.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Orlando Angelo Nweto, Tania Marta Carvalho dos Santos, Jakes Halan de Queiroz Costa, Kledson Batista da Silva, Milena da Silva Medeiros, Joao Manoel da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”