Metodologias utilizadas para formação para o Sistema Único de Sa-úde na Fisioterapia: Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1683Resumo
RESUMO: Introdução: A formação do profissional de saúde no Brasil deve seguir os princípios do Sistema Único de Saúde, que por atuar fortemente com a complexidade da população brasileira requer métodos de ensino que explorem as especificidades sanitárias, sociais e culturais desse povo. Objetivo: Analisar a literatura acerca das metodologias inovadoras utilizadas no ensino de Saúde Coletiva no curso de Fisioterapia. Métodos: Foram utilizadas as bases de dados MEDLINE, BVS Saúde, LILACS, SCIELO, PUBMED e PEDRO. Foram utilizados os termos Ensino (Teaching), Saúde Pública (Public Health), Fisioterapia (Physiotherapy) e Sistema Único de Saúde (Unified Health System) com o operador booleano “AND”, sendo utilizados artigos nas línguas inglesa e portuguesa. Resultados e discussão: Obteve-se como resultado 668 artigos que após análise foram filtrados permanecendo 3 artigos. Dois estudos caracterizavam-se como estudos de caso e o último como um relato de experiência. Notou-se, a partir da discussão, a necessidade de haver a construção de laços entre os serviços de saúde, as universidades e as comunidades para o aperfeiçoamento da formação profissional e da atuação acadêmica dentro dos territórios. Destacou-se também a importância da implantação de metodologias de ensino que preconizem a problematização e o desenvolvimento do senso crítico regional do acadêmico. Conclusões: Faz-se necessário, que os docentes que implementam as metodologias inovadoras passem a descrevê-las mostrando os aspectos positivos e negativos diante da realidade de seus usos nos cursos de fisioterapia e que estas práticas promovam uma articulação entre os conhecimentos teóricos e práticos.
PALAVRAS- CHAVE: Educação, Fisioterapeutas, Saúde Pública.
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Copyright (c) 2021 Vanessa Lôbo de Carvalho, Clara Maria de Araujo Silva, Deborah Silva Vasconcelos dos Santos
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