Aspectos da educação ambiental em duas escolas de Aracaju/SE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1761

Palabras clave:

Educação ambiental, projetos ambientais, interdisciplinaridade, aprendizagem significativa

Resumen

Trabalhar com Educação Ambiental nas escolas é uma necessidade amparada pela legislação educacional. No entanto, a existência de amparo legal não é suficiente para promover a conscientização dos professores e alunos sobre o meio ambiente. Uma das formas de promover a Educação Ambiental é trabalhar com projetos ambientais, pois esses podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, promover a interdisciplinaridade, a transversalidade e envolver a escola. Além disso, é importante que os professores estejam preparados para trabalhar com essa temática de forma interdisciplinar, além de abordar a realidade do aluno, tornando o aprendizado significativo. Nesse sentido, foram investigadas duas escolas de Aracaju, capital do estado de Sergipe, uma pública e outra privada, com o objetivo de saber qual a visão dos professores acerca da participação dos educadores da escola nos projetos ambientais; se os projetos abordam problemas da realidade dos alunos e se esses docentes se qualificam para trabalhar com essa temática na escola. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de aquisição de dados a entrevista não estruturada e o questionário. A entrevista foi realizada com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas e o questionário com os professores. Os resultados mostram que, apesar da participação de quase todos os professores nos projetos ambientais, os problemas da realidade dos alunos não são priorizados, como também os professores não se sentem preparados para trabalhar com essa temática na escola.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Denis Rocha Calazans, Instituto Federal de Alagoas

Professor de Geografia do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. Professor da Pós-graduação em Ensino de Geografia EAD, da Universidade Federal de Alagoas. Possui especialização em Docência do Ensino Superior e Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento

Citas

Alencastro, L. H. (2017). A aprendizagem por projetos como uma via possível à produção de conhecimentos no ensino superior. Divers@ Revista Eletrônica Interdisciplinar, Matinhos, 10 (1), pp. 28-40. https://revistas.ufpr.br/diver/article/view/51918

Almeida, J. P. (2011). Educação Ambiental: história e formação docente. Edufal.

Andrade, D. F. (2000). Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 4, pp. 1-10. https://www.researchgate.net/publication/267507234_Implementacao_da_Educacao_Ambiental_em_Escolas_uma_reflexao

Andrade, M. C. P. & Piccinini, C. L. (2017, 13-16 de agosto). Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular: retrocessos e contradições e o apagamento do debate socioambiental. [Apresentação oral]. IX Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, Juiz de Fora. http://epea.tmp.br/epea2017_anais/list/

Barbosa, G. & Oliveira, C. T. (2020). Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 37 (1), pp. 323-335. https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11000

Constituição da República Federativa do Brasil [recurso eletrônico]. (2019). Brasília: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Documentação. Recuperado de https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacaoConstituicao/anexo/CF.pdf

Carvalho, I. C. M. (2001). Qual educação ambiental? Elementos para um debate sobre educação ambiental e extensão rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, 2(2), pp. 43-51.

Castro, E. A. S. (2015). A importância da educação ambiental no âmbito escolar: uma análise do Projeto sala de pneus e garrafas PET como prática de sustentabilidade ecológica e social. [Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, Universidade de Brasília-UNB]. https://bdm.unb.br/handle/10483/17155

Freire, P. (2002). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (5ª ed.). Atlas.

Hernández, F. & Ventura, M. (1998). A organização do currículo por projetos de trabalho. ArtMed.

Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm

Morales, A. G. M. (2009). A formação dos profissionais educadores ambientais e a Universidade: trajetórias dos cursos de especialização no contexto brasileiro. Educar em Revista, 25(34), pp. 185-199.

Moreira, H. & Caleffe, L. G. (2006). Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. DP&A.

Moura, D. G. & Barbosa, E. F. (2006). Trabalhando com Projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Vozes.

Parâmetros curriculares nacionais, terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. (1998). Brasília: MEC/SEF. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf

Plicas, L. M. A. & Fertonani, I. A. P. (2006). Implantação de projetos em Educação Ambiental nas escolas da Rede Pública de São José do Rio Preto. In: S. Z. Pinho & J. R. C. Saglietti (orgs.), Núcleos de Ensino da Unesp: Escola. (pp. 160-171). Editora Unesp.

Políticas de melhoria da qualidade da educação: um balanço institucional – Educação Ambiental. (2002). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Relat.pdf

Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. (16ª ed.). Vozes.

Tozoni-Reis, M. F. C. (2002). Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição. Ciência & Educação, 8(1), pp. 83-96.

Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. (2007). Ministério da Educação. Brasília: Edições MEC/Unesco. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf

Archivos adicionales

Publicado

2022-07-02

Cómo citar

Calazans, D. R., Gicelmo Melo Albuquerque, J., Barros do Nascimento, E., Henrique Jacovetti Gasperoto, H., & Socorro Leal Barreto, D. (2022). Aspectos da educação ambiental em duas escolas de Aracaju/SE. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1761