O docente de enfermagem e sua percepção sobre a formação em saúde mental: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v6i4.1924Resumo
RESUMO: Introdução: O ensino da saúde mental na graduação em enfermagem vem passando por muitas transformações em sua estrutura, tanto na organização das aulas teóricas e métodos de ensino como nas práticas nos serviços de saúde mental, gerando alguns desafios para os estudantes, professores e demais envolvidos. Objetivo: identificar na literatura a percepção do docente de enfermagem sobre a formação em saúde mental no Brasil. Métodos: revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados LILACS®, Web of Science®, Scopus® e CINAHL® através de uma estratégia utilizada com descritores disponibilizados no DeCS e MeSH e adotado o fluxograma PRISMA® para sistematização da revisão. A amostra foi composta por 09 artigos, resultante de uma triagem realizada por critérios de inclusão e exclusão, com auxílio da plataforma Rayyan®. Resultados: foram apresentados como pontos que potencializam a formação a perspectiva do ensino pautado na reforma psiquiátrica e nas políticas de saúde mental, utilização de teorias de enfermagem e do processo da Sistematização da Assistência em Enfermagem, metodologias ativas, utilização dos serviços como campo prático, além de abordar conteúdos sobre a comunicação terapêutica, trabalho com a família, entre outros. Os aspectos que causam vulnerabilidade no processo de ensino-aprendizagem em saúde mental são a pouca carga horária, a não participação dos docentes na construção da matriz, conteúdos generalistas e superficiais, foco nas psicopatologias, poucas atividades práticas e a dualidade do campo psiquiátrico e a atenção psicossocial. Conclusão: o ensino da saúde mental ainda é muito amplo, generalizado e fragmentado, não havendo aprofundamento nas temáticas, nas práticas e pouca relação com as demais disciplinas do currículo.
PALAVRAS-CHAVE: Docente de enfermagem, Educação em enfermagem, Saúde mental.
ABSTRACT: Introduction: The teaching of mental health in undergraduate nursing has undergone many transformations in its structure, both in the organization of theoretical classes and teaching methods and in practices in mental health services, generating some challenges for students, teachers and others involved. Objective: to identify in the literature the perception of nursing professors about training in mental health in Brazil. Methods: integrative literature review carried out in the LILACS®, Web of Science®, Scopus® and CINAHL® databases through a strategy used with descriptors available in DeCS and MeSH and adopting the PRISMA® flowchart for systematizing the review. The sample consisted of 09 articles, resulting from a screening performed by inclusion and exclusion criteria, with the aid of the Rayyan® platform. Results: were presented as points that enhance training the perspective of teaching based on psychiatric reform and mental health policies, use of nursing theories and the process of Systematization of Nursing Care, active methodologies, use of services as a practical field, in addition to address contents about therapeutic communication, work with the family, among others. The aspects that cause vulnerability in the teaching-learning process in mental health are the short workload, the non-participation of teachers in the construction of the matrix, general and superficial content, focus on psychopathologies, few practical activities and the duality of the psychiatric field and the psychosocial care. Conclusion: the teaching of mental health is still very broad, generalized and fragmented, with no deepening of themes, practices and little relationship with other subjects in the curriculum.
KEYWORDS: Faculty, nursing, Education, Nursing, Mental Health.
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