Sequência didática usando jogos virtuais para o ensino de biologia no ensino remoto
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2494Palavras-chave:
Ensino médio, ferramentas digitais, atividade lúdica, PIBIDResumo
uso de ferramentas de ensino variadas seja de forma presencial ou virtual torna as aulas atrativas, motivadoras e menos rotineiras. Durante o ensino remoto emergencial a necessidade de inovar e melhorar a interação dos alunos tornou-se uma tarefa desafiadora. Portanto, o presente trabalho objetivou relatar experiência de iniciantes à docência sobre o planejamento e socialização de uma sequência didática (SD) envolvendo jogos virtuais sobre a Evolução dos Seres Vivos, além das contribuições desta ação pedagógica para a melhoria da interação dos alunos nas aulas e para a formação docente. Essa produção retrata um estudo qualitativo, descritivo baseado num relato de experiência (RE) vivenciado em turmas da 1ª série do ensino médio de uma Escola Estadual de Alagoas, campo de atuação do PIBID/UFAL, subprojeto Biologia. A SD foi constituída por três jogos didáticos elaborados na plataforma virtual Wordwall, a fim de promover um maior engajamento dos estudantes durante as aulas, além de contribuir para a fixação do conteúdo, sendo eles: quiz, caça-palavras e labirinto. Adicionalmente, outras atividades didáticas foram realizadas. Observou-se que o envolvimento dos estudantes nos jogos foi expressivo, no entanto, os alunos tiveram uma maior afinidade pelo quiz, primeiro jogo aplicado. A SD contribuiu tanto para o melhor aprendizado quanto serviu de auxílio para o professor obter maior interação e participação dos estudantes. O uso dos jogos didáticos on-line associado à continuidade do assunto em diferentes atividades e avaliações mostrou resultados positivos. Por fim, é importante diversificar e explorar essas atividades interativas para que os estudantes se sintam mais motivados a aprender de forma dinâmica e dando significado ao seu aprendizado.Métricas
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