Uso da metodologia box-Jenkins para previsão da demanda mensal de clientes em uma agência da Caixa Econômica Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2517

Palavras-chave:

Análise de dados, Econometria de séries temporais, ARIMA, Modelos de previsão, Banco, Caixa Econômica Federal

Resumo

A gestão de filas no serviço bancário é um desafio atual e recorrente que unidades de atendimento enfrentam diariamente em tempos modernos, e em especial nas agências da Caixa Econômica Federais, devido seu perfil e missão social, tal problemática é bastante relevante ao afetar a qualidade de vida de clientes e empregados, levando a efeitos em escala onde demandas simples podem resultar em horas de espera, situação ainda mais crítica levando em consideração o contexto pandêmico e pós-pandêmico atual. O presente trabalho objetiva estimar a demanda de atendimento em uma agência típica da Caixa Econômica Federal (CEF) para o planejamento estratégico e distribuição de recursos ao longo do tempo e setores do banco. Foram levantados dados sobre os tempos e quantidades de atendimento nos anos de2019 e 2020. Após a coleta, os dados foram tratados e foi aplicado a metodologia box Jenkins para encontrar os melhores modelos de previsão para os dados informados pelo estabelecimento. Contatou-se que a partir da utilização de modelos Box-Jenkins, variando seus parâmetros, é possível encontrar resultados importantes, quando se trata de previsões de demanda. O método se mostrou muito eficaz, mesmo com a quantidade limitada de dados.

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Biografia do Autor

Jonas Ferreira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Vinculado à Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, Pernambuco (PE), Brasil.

Thyago Celso Cavalcante Nepomuceno, Universidade Federal de Pernambuco

Vinculado à Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, Pernambuco (PE), Brasil.

Naialy Patricia Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Vinculada à Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, Pernambuco (PE), Brasil.

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

Silva, J. F. da, Nepomuceno, T. C. C., & Rodrigues, N. P. (2023). Uso da metodologia box-Jenkins para previsão da demanda mensal de clientes em uma agência da Caixa Econômica Federal. Diversitas Journal, 8(4), 2855–2876. https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2517

Edição

Seção

Economia, Administração e Desenvolvimento Rural