Sem dinheiro para sem classe: um estudo de caso sobre o papel da tecnologia e do estado nos pagamentos eletrônicos na Lazada e na Shopee nas Filipinas
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i3.2871Palavras-chave:
Pagamentos eletrônicos, Sem classe, MPMEs, Alfabetização digitalResumo
Este artigo é sobre como os sistemas de pagamento eletrônico em mercados online como Shopee e Lazada contribuem para a transição para transações sem dinheiro. Através destes avanços tecnológicos, verifica-se que dá maior disponibilidade às pessoas de todas as classes sociais para aceder a serviços financeiros, como pagamentos ou transacções online, sem as tradicionais taxas de manutenção que se verificam nos bancos institucionais. Quanto às metodologias, a coleta de dados foi realizada com entrevistas individuais para consumidores e MPMEs, enquanto a discussão em grupo focal é feita para órgãos governamentais com o uso de análise temática para tratar os temas codificados nas entrevistas. Os resultados mostraram maior acesso a serviços financeiros prestados de apoio a todas as classes sociais no caso da utilização em LazadaWallet e ShopeePay e seu meio intermediário GCash. Um dos principais desafios são os aspectos técnicos dos aplicativos associados e da conexão à Internet. A literacia digital também representou uma ameaça para os inquiridos compreenderem e utilizarem plenamente os benefícios que os sistemas de pagamento eletrónico oferecem. Os dados seguintes implicam que o crescimento dos pagamentos eletrónicos para apoiar e melhorar a vida das classes sociais mais baixas depende fortemente do desenvolvimento da infraestrutura tecnológica dos pagamentos eletrónicos e dos fornecedores de sistemas de Internet. Currículos, programas e seminários integrados de educação tecnológica também são recomendados para que pessoas de todas as idades possam utilizar os serviços. Acordos ou negociações multilaterais também devem ser realizados se os vendedores do Shopee e Lazada tiverem direito a impostos, já que a maioria dos produtos também tem origens diversas.
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