Dinâmica do estilo de liderança: política informativa para o desempenho ideal dos funcionários em diversos ambientes organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i2.3016Palavras-chave:
Administração escolar, , metodos mistos, estilos de liderançasResumo
Este estudo examina os estilos de liderança empregados pelos administradores escolares e sua influência no desempenho dos docentes em instituições de ensino. A pesquisa emprega uma abordagem de métodos mistos para investigar muitos aspectos da liderança, incluindo estilos adaptáveis, servidores, inclusivos e resilientes. As conclusões indicam que os administradores estão cada vez mais a adotar estilos de liderança de alto nível que se caracterizam pela adaptabilidade, orientação para o serviço, inclusão e resiliência. O estudo revela variações notáveis nos estilos de liderança dependendo do género dos inquiridos e do ambiente organizacional. Isto realça a importância da implementação de métodos de liderança que incluam o género e sejam sensíveis ao contexto específico. Embora existam variações no desempenho do corpo docente entre diferentes ambientes organizacionais, algumas instituições destacam-se no seu desempenho. No entanto, não há evidências de quaisquer relações substanciais entre estilos de liderança e desempenho docente. A análise temática revela obstáculos significativos e informações relativas à comunicação, tomada de decisões, coerência e inteligência emocional nas práticas de liderança. São apresentadas sugestões para melhorar o desenvolvimento da liderança, incentivar políticas inclusivas de género, facilitar a comunicação eficaz e nutrir a inteligência emocional entre os administradores. Ao aplicar estas sugestões, as instituições educacionais podem promover um ambiente de trabalho estimulante, aumentar a produtividade do corpo docente e, em última análise, promover o sucesso organizacional e o bem-estar dos funcionários.
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