Investigando os efeitos da aprendizagem por descoberta nas habilidades ambientais de alunos de creches usando o EcoExplorer
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10i2.3352Palavras-chave:
aprendizagem por descoberta, primeira infância, habilidades ambientais, projeto pré-experimental, material suplementarResumo
A educação infantil, particularmente em creches nas Filipinas, desempenha um papel fundamental na formação da base do aprendizado ao longo da vida de uma criança. No entanto, integrar a aprendizagem por descoberta na educação de crianças em áreas urbanas com espaço limitado e oportunidades de exploração continua sendo um desafio, apresentando inúmeros desafios que continuam a dificultar as habilidades ambientais de nossos jovens alunos. Este estudo investigou a eficácia do "EcoExplorer" como material suplementar nas habilidades ambientais dos alunos de creche. Especificamente, este estudo teve como objetivo avaliar o nível inicial de competência dos alunos de creche em habilidades ambientais, medir seu desempenho após usar o material suplementar e analisar o feedback qualitativo sobre a usabilidade e o impacto do material. Uma abordagem de método misto foi empregada, integrando um design pré-teste-pós-teste de um grupo pré-experimental com análise de feedback qualitativo. O estudo envolveu trinta crianças de creche que se envolveram com o EcoExplorer por seis sessões ao longo de um mês. As descobertas revelaram uma melhora estatisticamente significativa no conhecimento e compreensão dos alunos sobre conceitos ambientais. Além disso, a análise qualitativa do feedback destacou a eficácia do material em tornar o aprendizado envolvente e interativo. Esses resultados sugerem que o EcoExplorer serve como um recurso suplementar valioso para a educação em creches, destacando a necessidade de materiais instrucionais inovadores em ambientes de primeira infância.
Métricas
Referências
Birbili, M., Christodoulou, I. (2024). Children’s Question Asking in Early Childhood Education: Supportive Strategies and Motivational Contexts. Early Childhood Educ J. https://doi.org/10.1007/s10643-024-01824-4
Bustos-Orosa, M.A. (2022). Early Childhood Education in the Philippines. In: Symaco, L.P., Hayden, M. (eds) International Handbook on Education in South East Asia. Springer International Handbooks of Education. Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-16-8136-3_3-1
Cash, P., Stankovic, T. & Storga, M. (2016). Experimental Design Research Approaches, Perspectives, Applications. Springer
Department of Education (2024). MATATAG Curriculum - Kindergarten. https://www.deped.gov.ph/wp-content/uploads/MATATAG-Kindergarten-CG.pdf
Early Childhood Care and Development Council (ECCD). (2015). Learning Resource Packages (LRPs) for Pre-Kindergarten.
Ernst, J., & Tornabene, L. (2019). Preservice early childhood educators’ perceptions of outdoor settings as learning environments. Environmental Education Research, 25(5), 625–637. https://doi.org/10.1080/13504622.2018.1564247
Etokabeka, E. (2024). Supporting the Development of Executive Function Skills Through Structured Play: A Qualitative Study of South African Preschool Teachers. Early Childhood Educ J. https://doi.org/10.1007/s10643-024-01827-1
Fuente, J.a.D. (2019). Driving forces of students’ choice in specializing Science: A Science education context in the Philippines perspective. The Normal Lights, 13(2). https://doi.org/10.56278/tnl.v13i2.1393
Gauvain, M. (2022). Cognitive Development in Infancy and Childhood. Cambridge: Cambridge University Press.
King, H., García-Rosell, J. C., & Noakes, S. (2020). Promoting children-nature relations through play-based learning in ecotourism sites. Journal of Teaching in Travel & Tourism, 20(3), 190–201. https://doi.org/10.1080/15313220.2020.1797612
Ong, D., & Ancheta, O. (2024). Development of Virtual Science Interactive Learning Materials According to the ADDIE Model. Diversitas Journal, 9(1). https://doi.org/10.48017/DJ.V9I1.2825
Ong, D. (2024). Developmental tasks of intermediate pupils: input to an instructional design in MAPEH. Diversitas Journal, 9(3). https://doi.org/10.48017/dj.v9i3.3019
Orine, P.A., Casipit, J., Fontanilla, A.M., Munar, K.D., Soriano, J.M., & Ong, D. (2024). Transformation city: a pocket strategic intervention material for science 6. Diversitas Journal. 9(3). https://doi.org/10.48017/dj.v9i3.3066
Otero-Mayer, A., Expósito-Casas, E. & Vélaz-de-Medrano, C. (2024). Understanding Key Factors in Quality Early Childhood Education Care for Children Under Three: Insights from Spanish Settings. IJEC. https://doi.org/10.1007/s13158-024-00408-y
Ozdem-Yilmaz, Y., Bilican, K. (2020). Discovery Learning—Jerome Bruner. In: Akpan, B., Kennedy, T.J. (eds) Science Education in Theory and Practice. Springer Texts in Education. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-43620-9_13
Rahmawati, S., Masykuri, M., & Sarwanto, S. (2021). The effectiveness of discovery learning module classification of materials and its changes to enhance critical thinking skills. Jurnal Inovasi Pendidikan IPA, 7(1). https://doi.org/10.21831/jipi.v7i1.33253
Salam, S.A., Ridlo, S., & Sumarni, W. (2023). The influence of discovery learning model on motivation, creative thinking ability, and students’ learning outcomes in science education for Grade V elementary school. International Journal of Research and Review, 10(7), 621–631. https://doi.org/10.52403/ijrr.20230773
Stoltz, T., Weger, U., & da Veiga, J. E. (2024). Consciousness and education: Contributions by Piaget, Vygotsky, and Steiner. Frontiers in Psychology, 15, Article 1411415. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2024.1411415
Santos, S.M.C, Franca, M.L.B., & Silva Neto, J.F. (2023). Pedagogical Ciranda in Early Childhood Education: Challenges and Possibilities. Diversitas Journal. 8(2). https://doi.org/10.48017/dj.v8i22474
Silva, O.F. & Araujo, A.F. (2024). Perceptions of the environment from drawings and discourses of preschoolers. Diversitas Journal. 9 (4). https://doi.org/10.48017/dj.v9i4.3069
Skalstad, I. & Munkebye, E. (2021). Young children’s questions about science topics when situated in a natural outdoor environment: a qualitative study from kindergarten and primary school. International Journal of Science Education, 1-19. https://doi.org/10.1080/09500693.2021.1895451
Torquati, J. C., & Ernst, J. A. (2018). Beyond the walls: Conceptualizing natural environments as “third educators.” Journal of Early Childhood Teacher Education, 39(4), 302–317. https://doi.org/10.1080/10901027.2018.1515070
White, R., & Stoecklin, V. (2020). Children’s outdoor play and learning environments: Returning to nature. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429276500
Widolaksono, D. A. S., Harun, L., Ariyanto, L., & Supriyanto, A. (2023). Implementation of discovery learning model to improve student learning outcomes. UNION Jurnal Ilmiah Pendidikan Matematika. 11(2). https://doi.org/10.30738/union.v11i2.14864
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Irish lores, Mikka Cassandra Abat, Kyla Marie Duran, Charisse Galboy, Daniel Ong Jr.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”