Um olhar Freireano sobre o currículo no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.723Resumo
RESUMO
O presente trabalho promove a reflexão sobre a ação curricular em nossos sistema de ensino, especificamente no ensino fundamental, nas escolas públicas brasileiras, diante do cenário atual ao qual o sistema de ensino está mergulhado, cujas condições de trabalho adequada para o docente estão comprometidas, a desvalorização social e econômica do profissional em educação desestimula e compromete o seu fazer pedagógico, a ausência de uma melhor estrutura física nas escolas, dificultando o desenvolvimento do trabalho didático, são fatores importantes que comprometem o bom desempenho da educação básica em nosso país. Compreendendo o currículo como um documento de identidade da educação, presente no sistema de ensino, na escola e na ação docente, propomos uma breve análise do currículo proposto para a educação básica brasileira, para isso realizamos uma pesquisa referenciada em estudiosos do currículo, como: J. Gimeno Sacristán, Tomáz Tadeu da Silva, Vera Candau, pertencentes a uma concepção pedagógica dialógica e libertadora, que permite um diálogo com o pensamento Freireano para a educação, com o objetivo de compreender os reflexos da ação curricular na prática docente e no perfil dos educandos.
Métricas
Referências
REFERÊNCIAS
CANDAU, Vera Maria. MOREIRA, Antonio Flávio; Multiculturalismo Diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2007.
FREIRE, Paulo; Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, Paulo; Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2000
FREIRE, Paulo; Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
GOMES, A . PEREZ, I; Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: Artemed, 2000.
SACRISTÁN, J. Gimeno; Currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 1991.
SILVA, Tomaz Tadeu da; Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ana Paula Ramos Paula Ramos dos santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”