Um olhar Freireano sobre o currículo no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.723Abstract
RESUMO
O presente trabalho promove a reflexão sobre a ação curricular em nossos sistema de ensino, especificamente no ensino fundamental, nas escolas públicas brasileiras, diante do cenário atual ao qual o sistema de ensino está mergulhado, cujas condições de trabalho adequada para o docente estão comprometidas, a desvalorização social e econômica do profissional em educação desestimula e compromete o seu fazer pedagógico, a ausência de uma melhor estrutura física nas escolas, dificultando o desenvolvimento do trabalho didático, são fatores importantes que comprometem o bom desempenho da educação básica em nosso país. Compreendendo o currículo como um documento de identidade da educação, presente no sistema de ensino, na escola e na ação docente, propomos uma breve análise do currículo proposto para a educação básica brasileira, para isso realizamos uma pesquisa referenciada em estudiosos do currículo, como: J. Gimeno Sacristán, Tomáz Tadeu da Silva, Vera Candau, pertencentes a uma concepção pedagógica dialógica e libertadora, que permite um diálogo com o pensamento Freireano para a educação, com o objetivo de compreender os reflexos da ação curricular na prática docente e no perfil dos educandos.
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REFERÊNCIAS
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