Produção de feijão-caupi em função do emprego de inoculante e adubos orgânicos e mineral
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.832Resumo
RESUMO: O feijão-caupi é uma leguminosa amplamente cultivada, principalmente no Nordeste do Brasil. Em seu cultivo, geralmente se emprega fertilizantes minerais de alta solubilidade que podem causar inúmeros impactos ambientais, e elevar consideravelmente os custos de produção. Desta forma, práticas de cultivo que possam diminuir o uso de fertilizantes minerais devem ser estudadas e validadas. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar componentes vegetativos e produtivos do feijão-caupi submetido à diferentes fertilizantes orgânicos, inoculante e mineral. Os tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados, com nove tratamentos e três repetições: Testemunha (T), sem adubação; biofertilizante (B); inoculante (I); resíduo lácteo (R); biofertilizante + inoculante (BI); resíduo lácteo + biofertilizante (RB); resíduo lácteo + inoculante (RI); resíduo lácteo + inoculante + biofertilizante (RIB) e o formulado NPK (M). Os fertilizantes orgânicos e o inoculante isolados ou associados não contribuem com a produtividade do feijão-caupi. O uso da adubação mineral aumentou a produtividade do feijão-caupi.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Mácio Farias de Moura, Charlley Freitas Silva, Ávilo Renan Rodrigues Vilela, Maysa Bezerra de Araújo, José Daniel Silva Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”