Pollen did not provide suitable nutrients for ovary development in a ladybird Brumoides foudrasii (Coleoptera: Coccinellidae)
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-877Resumo
Os coccinelídeos podem explorar uma ampla variedade de alimentos e outras fontes de nutrientes para complementar sua dieta. O uso dessas fontes secundárias de alimentos, se chama de dieta alternativa. Algumas espécies podem manter seu desenvolvimento e reprodução alimentando-se exclusivamente com uma dieta alternativa, enquanto que para outras a fecundidade fica comprometida. Uma das principais fontes de alimentos alternativos explorados pelos coccinelídeos predadores é o pólen. O objetivo deste trabalho é provar a hipótese de que o pólen afeta a fecundidade de Brumoides foudrasii. Um grupo de fêmeas foram alimentadas com ninfas e adultas da cochonilha Ferrisia dasylirii. Um segundo grupo foi alimentado com F. dasylirii junto com pólen e um terceiro grupo foi alimentado somente com pólen. Foram observadas todas as joaninhas fêmeas durante 10 dias. Foram contados os ovos e foram dissecadas fêmeas para observar a maturação dos ovócitos. Os resultados mostraram que somente as fêmeas alimentadas com cochonilhas ovipositaram. Essas fêmeas tinham uma média de 18.9 ovócitos maduros. As fêmeas alimentadas com a mistura de cochonilhas e pólen tiveram uma média de 17.4 ovócitos maduros. Nossos resultados sugerem que o pólen exerce um efeito inibidor no comportamento de oviposição
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Mauricio Lima, Wendel José Teles Pontes, Rafaella de Lucena Nóbrega
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”