A aplicação do software Google earth pro como possibilidade de geotecnologia para o ensino de cartografia escolar em Geografia

Autores

  • Ívia Rejane Ferreira Silva UFAL
  • Roberval Felippe Pereira de Lima UFAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1068

Resumo

RESUMO: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo demostrar a importância do conhecimento da Cartográfica Escolar a partir da utilização das Geotecnologias nas aulas de Geografia, aplicando o software Google Earth Pro como uma Geotecnologia possível ao ensino de Cartografia Escolar. As Geotecnologias inseridas na Geografia Escolar podem ser uma ferramenta bastante eficaz no que se refere ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem. A interação entre Geografia, Cartografia e Geotecnologias no processo de ensino-aprendizagem de Geografia Escolar, pode estabelecer as condições ideais para o estudo e conhecimento do espaço geográfico. Definindo-se como pesquisa qualitativa, utilizamos como técnica de pesquisa a pesquisa-ação associada ao questionário como instrumento de pesquisa. As atividades propostas pretenderam estimular o aprendizado dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio acerca da Cartografia Escolar e das Geotecnologias através da utilização do software Google Earth Pro. Nosso intuito foi o de disponibilizar aos professores e estudantes novas possibilidades para melhoria do ensino-aprendizagem. 

PALAVRAS-CHAVE: Google Eart Pro. Cartografia Escolar. Ensino de Geografia.

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Publicado

2020-01-13

Como Citar

Silva, Ívia R. F., & Lima, R. F. P. de. (2020). A aplicação do software Google earth pro como possibilidade de geotecnologia para o ensino de cartografia escolar em Geografia. Diversitas Journal, 5(1), 392–408. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1068