Impacto do pré dipping, padrão racial e ordem dos jatos de leite sobre a atividade microbiológica e físico-química do leite cru bovino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1273

Resumo

RESUMO: A bovinocultura leiteira é uma das principais atividades econômicas do Brasil, desempenhando papel importante na renda de milhões de famílias e na alimentação de qualidade. Objetivou-se estudar a influência do padrão racial e o uso do pré dipping sobre as composições microbiológicas e físico-químicas do leite bovino cru. O estudo foi desenvolvido em Santana do Ipanema, município localizado no Semiárido Brasileiro. Os tratamentos consistiram na avaliação da ordem dos jatos, padrão racial (Girolando e Holandesa) e a adoção do pré dipping, cada grupo contou com dez animais. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e regressão a 5% de probabilidade para o erro tipo I. Para a comparação entre o grupo racial e o uso do pré dipping foi realizada a comparação através do teste de tukey a 5% de probabilidade. A ordem dos jatos de leite promoveu efeito linear decresceste (P<0,05) com uma redução de 94,27% da contagem de bactérias totais no último jato de leite, quando comparado ao primeiro. A proteína, densidade, estrato seco desengordurado e índice crioscópico do leite tiveram efeito linear decrescente (P<0,05) e a gordura efeito quadrático (P<0,05) em função dos jatos de leite. O padrão Racial não interfereriu (P>0,05) na contagem de bactérias totais, proteína, água adicionada, índice crioscópico e densidade do leite, entretanto a raça Girolando apresentar menor teor de gordura e pH (P<0,05) do leite mais elevado em relação animais da raça Holandesa. O uso do pré dipping promoveu redução (P<0,005) da contagem de bactérias totais em 0,80 UFC mL-1 de leite. O avançar da ordenha (jatos de leite) e o uso de pré dipping promove diminuição da carga bacteriana do teto, justificando a necessidade do descarte dos três primeiros jatos de leite.

PALAVRAS-CHAVE: Raças Leiteiras; Semiárido; Qualidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cléber Fontes de Medeiros, Universidade Estadual de Alagoas

Acadêmico do Curso de Bacharelado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Alagoas. 

José Crisólogo de Sales Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (1987), mestrado em Master Science Agrariarum - Georg August Universität Göttingen, Alemanha (1999) doutorado em Ciências, Instituto de Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (2011), Pós-doutorado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA/USP (2016). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Alagoas, Editor-Chefe da revista científica Diversitas Journal, Líder do grupo de pesquisa Caatinga Uneal/CNPq. Pesquisador-colaborador do European Hub for Essential Oils (EOHUB) Co-funded by the Erasmus + Programme of the European Union. Tem experiência nas áreas de Zootecnia com ênfase em Plantas Forrageiras Nativas do Semiárido ou adaptadas, Tecnologia de Alimentos e planejamento rural. Foi Coordenador do Projeto Horta de Educação Alternativa (Marechal Deodoro 1991-1994); Coordenador do curso de Zootecnia Uneal (2008-2009), Diretor do Campus II, Uneal, Santana do Ipanema (2009-2013); Presidente do Instituto Naturagro (2006-2010); Coordenador do Projeto ENCCULT / Uneal, desde 2010; Foi professor dos cursos de Veterinária do CESMAC (2003-2010), Professor do curso de Agronomia UFAL (2000-2001). Tem livros publicados nas áreas de zootecnia, bibliografias.

Cleyton de Almeida Araújo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

écnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL. Zootecnista pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2018). Especialização em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal Pelo Instituto PROMINAS (2020). Mestre em Ciência Animal e Pastagens na área de concentração em Produção de ruminantes pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE (2020). Doutorando em Ciência Animal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2020) na área de Forragicultura e Nutrição Animal. Membro do Grupo de Pesquisa em Produção de Ruminantes em Regiões Tropicais Semiáridas - RUMIÁRIDAS. Atualmente desempenho trabalhos acadêmicos nas áreas de análises de alimentos para animais, produtos de origem animal (carne e leite) e avaliação de forrageiras do Semiárido e adaptadas, caatinga. Tem experiências nas áreas de extensão rural, análise de alimentos para animais, avaliação físico-química do leite e carne. Atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de animais, bovinocultura de leite, ovinocultura e conservação de forragem.

Thayse Cristina de Freitas Sarmento, Universidade Estadual de Alagoas

Acadêmica em Zootecnia pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL (2015). Possui o curso Técnico em Agropecuária (2011) com formação pelo o Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Membro do Grupo de Ensino e Pesquisa Produção Animal no Semiárido (UNEAL/CAMPUS II). Monitora da disciplina de Anatomia Animal I e II do Curso de Zootecnia. Desempenha trabalhos acadêmicos nas áreas de Alimentação Alternativa para Aves, Projetos de Extensão e Pesquisa.

Cintia Nunes Fontes, Universidade Estadual de Alagoas

Acadêmica em Zootecnia pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL (2018)). Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas - IFAL (2014 - 2017). Membro do Grupo de ensino e pesquisa produção animal no semiárido e do Grupo Caatinga (UNEAL/CAMPUS II).

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Santos, N. S., Medeiros, C. F. de, Silva, J. C. de S., Araújo, C. de A., Sarmento, T. C. de F., & Fontes, C. N. (2021). Impacto do pré dipping, padrão racial e ordem dos jatos de leite sobre a atividade microbiológica e físico-química do leite cru bovino. Diversitas Journal, 6(3), 3694–3705. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1273

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>