Triagem neonatal: uma análise sobre as doenças detectadas no teste do pezinho na região de Santana do Ipanema
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1307Resumo
RESUMO: O teste do pezinho é um exame nacional ofertado pelo Sistema Único de Saúde que faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal, realizado em crianças de até 28 dias de vida, com a finalidade de detectar possíveis patologias metabólicas, genéticas ou infecciosas as quais são assintomáticas no período neonatal e que se não forem tratadas precocemente, podem causar consequências irreversível à saúde da criança. O objetivo desse estudo, é apresentar a incidência das patologias detectadas no teste do pezinho na região de Santana do Ipanema. Para o desenvolvimento do presente estudo utilizou-se como fonte de dados a secretaria de saúde do município da cidade. Foi utilizado método de análise descritiva. A pesquisa foi desenvolvida nos períodos de janeiro 2014 a dezembro de 2018. Os resultados apontaram que no município de Santana do Ipanema, há números satisfatórios de crianças triadas entre os períodos preconizado pela OMS. As patologias com maior índice detectadas na região durante esses períodos foram de fibrose cística e anemia falciforme. A realização do pré-natal é de suma importância para que haja o agendamento prévio do teste do pezinho. A Triagem Neonatal, se realizada de forma efetiva, traz benefícios às crianças, às famílias, aos profissionais e a sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Médio Sertão. Patologias. Enfermagem.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Noélia Silva, Cibele Merched Gallo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”