Abordagem da EJA na formação de professores: estudo analítico dos projetos pedagógicos de cursos das licenciaturas do CFP/UFCG
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1319Resumo
RESUMO: As licenciaturas têm apresentado currículo e abordagens que valorizam o processo de ensino e a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos considerados como base para a formação de docentes de componentes curriculares específicos. No entanto, é preciso entender se o mesmo contempla as necessidades formativas para atuação em segmentos específicos, como é o caso da Educação de Jovens e Adultos. Este estudo busca compreender como a EJA vem sendo abordada na formação de professores para a educação básica no Centro de Formação de Professores – UFCG, Campus Cajazeiras. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa explicativa e com abordagem bibliográfica e documental, onde foram analisados os PPCs dos cursos de licenciatura ofertados no referido centro, onde foram observados a existência da disciplina de EJA, sua obrigatoriedade e forma de abordagem, como também o enfoque dado em cada curso e sua reflexão na formação docente para educação básica. Os resultados apontaram que a maioria dos cursos de licenciatura existentes na instituição não possuem componentes curriculares relacionados à EJA; porém, as graduações em Física e Pedagogia se destacam por apresentar ementas com contextos históricos e características da modalidade, bem como descrições relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Logo, é preciso que as licenciaturas repensem a importância da EJA em seus currículos formativos e implementem disciplinas relacionadas ao segmento, desde as teórico-contextuais e didático-pedagógicos e os estágios supervisionados.
Palavras-chave: Formação docente; Programas curriculares; Ensino Superior.
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