Itabaiana Grande: cenários econômicos e culturais da cidade dos caminhoneiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1341

Resumo

RESUMO: Este artigo é fruto de trabalho desenvolvido no âmbito de estudos sobre aspectos culturais, sociais e econômicos frente à dinâmica de uma cidade sergipana de grande relevância socioeconômica regional. O objetivo do mesmo foi destacar as nuances econômica e social frente a centralidade que a cidade de Itabaiana possui na rede urbana do estado de Sergipe, com alcance no cenário nacional. Utilizou-se como metodologia ao longo do estudo a pesquisa documental e bibliográfica, a análise de paisagem e a observação não-estruturada. Percebe-se ao longo da pesquisa a interdependência econômica da sede urbana com o meio rural frente as interações socioeconômicas estabelecidas na região. Além disso, ressalta-se a centralidade da feira como patrimônio cultural de um povo, indo além dos fatores econômicos, e o papel fundamental do comércio diante do desenvolvimento local.

PALAVRAS-CHAVE: Centralidade urbana. Feira. Desenvolvimento local. Cultura. Economia.

Métricas

Visualizações em PDF
1,699
Oct 28 '20Oct 31 '20Nov 01 '20Nov 04 '20Nov 07 '20Nov 10 '20Nov 13 '20Nov 16 '20Nov 19 '20Nov 22 '20Nov 25 '208
| |

Biografia do Autor

Phellipe Cunha da Silva, Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT)

Doutor e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe - PRODEMA/UFS. Especialista em Ensino de Geografia e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas - IGDEMA/UFAL. Professor de Geografia pela Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba - SEECT/PB. 

Maria José Nascimento Soares, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professora associado da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de formação de profissionais na Educação básica e no ensino Superior, com ênfase em Didática, Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e sustentabilidade, meio ambiente e interdisciplinaridade, educação ambiental, prática pedagógica, educação escolar e não escolar, formação de profissionais na abordagem interdisciplinar no âmbito das Ciências Ambientais. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe e atua na assessoria da equipe multidisciplinar dos cursos a distância da UFS.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Silva, P. C. da, & Soares, M. J. N. (2020). Itabaiana Grande: cenários econômicos e culturais da cidade dos caminhoneiros. Diversitas Journal, 5(4), 3030–3058. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1341

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas