A entonação valorativa em livro didático de Português a partir das perguntas de leitura
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.1446Palavras-chave:
elementos axiológicos, leitura dialógica, ensino fundamentalResumo
E
Neste estudo analisamos a entonação valorativa como elemento que contribui com a construção de sentidos para as respostas às perguntas de leituras, a coadjuvar com o processo de aprendizagem da língua escrita. Ancorados na premissa de que toda compreensão é direcionada por uma resposta, buscamos refletir sobre os elementos axiológicos da linguagem, a partir da leitura dialógica, em atividades do livro didático de Português. A base teórica é sustentada em Bakhtin (2003[1979], 2014[1975]); Volóchinov (2019[1926;1930]); Medviédev (2016[1928]) e em interlocutores, como Sobral (2009), Menegassi e Cavalcanti (2013); Bezerra, Paixão e Menegassi (2019), entre outros. Consideramos na análise que o enunciado é materializado na compreensão, desse modo, o partícipe do ato interacional, produz uma resposta (FIORIN, 2018). Objetivamos com isso, mostrar que a entonação valorativa ao ser considerada em sala de aula, contribui para a efetivação do ato de ler. Apontamos como resultados, que a entonação valorativa se manifesta nas perguntas de leitura e que pode ser aproveitada como elemento que favorece a construção de sentidos e auxilia no desenvolvimento da autonomia do leitor.
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Referências
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