Destino dos resíduos sólidos produzidos pelas famílias de alunos da Escola Estadual Medianeira, Ajuricaba/RS
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1453Resumo
RESUMO: A busca por uma vida mais saudável pressupõe, entre outras condições, um local para as famílias viverem num ambiente sustentável com qualidade de vida. Assim, o objetivo desse trabalho foi identificar o destino dado aos resíduos sólidos nas propriedades rurais das famílias de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Medianeira, Ajuricaba/RS. A pesquisa também teve o intuito de coletar sugestões das famílias sobre o que a administração municipal poderia fazer para solucionar ou amenizar o problema do descarte incorreto de resíduos no espaço rural. Quanto à forma de abordagem, caracteriza-se como qualitativa e entre os instrumentos utilizados para obtenção de dados e informações estão os questionários, as pesquisas bibliográficas. Os resultados obtidos demonstram que todas as famílias participantes da pesquisa têm consciência das consequências negativas do descarte incorreto dos resíduos ao meio ambiente e a saúde, porém, existe uma contradição no que ocorre na prática. A administração pública e a população rural devem procurar unir esforços para diminuir os impactos causados pelo descarte incorreto dos resíduos.
PALAVRAS-CHAVE: educação ambiental, práticas pedagógicas, sociedade, gestão de resíduos.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Francieli Daliani Bandeira Bertollo, Angela Maria Maboni Sansonovicz, Janete Webler Cancelier, Helena Maria Beling
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”