Os desafios das aulas remotas durante a pandemia de Covid-19 (Sars-Cov-2) em uma escola pública no município de Feira Grande, Alagoas, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v6i4.1608Resumo
RESUMO: Atualmente a Educação Mundial encara um grande desafio, trazido pela Covid-19, diante deste cenário pandêmico na qual muitas escolas brasileiras ainda se encontram fechadas, mais de 1 bilhão de alunos em todo o mundo foram afetados. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo descrever sobre os desafios das aulas remotas em uma escola pública de ensino fundamental durante a pandemia de Covid-19, no município de Feira Grande-AL. Trata-se de uma pesquisa descritiva na qual foi entrevistado um representante da gestão escolar e um outro que vivencia a sala de aula há mais de 22 anos. Foi possível observar que, dentre os desafios destaca-se a falta de engajamento, de participação, mas que a escola utiliza estratégias que buscam amenizar os impactos trazidos pela pandemia. Portanto, conclui-se que, estas informações obtidas através dos profissionais de educação desta instituição, mostram a falta de engajamento, de participação e de motivação dos discentes para com as aulas remotas, a dificuldade do acesso à internet e a falta de bons aparelhos tecnológicos, tornam-se os principais desafios no ensino desta instituição.
PALAVRAS-CHAVE: Desafios, ensino remoto, educação básica.
ABSTRACT: Currently, Worldwide Education faces a great challenge, brought by Covid-19, in view of this pandemic scenario in which many Brazilian schools are still closed, more than 1 billion students around the world were affected. In this sense, this research aims to describe the challenges of remote classes in a public elementary school during the Covid-19 pandemic, in the city of Feira Grande-AL. This is a descriptive research in which a representative of the school management was interviewed and another who had been living in the classroom for over 22 years. It was possible to observe that, among the challenges, the lack of engagement and participation stands out, but that the school uses strategies that seek to alleviate the impacts brought about by the pandemic. Therefore, it is concluded that, this information obtained through the education professionals of this institution, shows the lack of engagement, participation and motivation of students towards remote classes, the difficulty of accessing the internet and the lack of good technological devices , become the main challenges in teaching at this institution
KEYWORDS: Challenge, remote education, basic education.
Métricas
Referências
ABE, S. K. Educação básica, o que é e como funciona o ensino híbrido. São Paulo: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, 2020a. Disponível em: http://cenpec.org.br/temáticas/o-que-e-e-como-funciona-o-ensino-hibrido. Acesso em: 28 out. 2020.
ABE, S. K. Os desafios enfrentados pelos educadores na pandemia. São Paulo: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, 2020b. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/noticias/os-desafios-enfrentados-pelos-educadores-na-pandemia. Acesso em: 17. nov. 2020.
ABE, S. K. Os desafios enfrentados pelos educadores na pandemia. São Paulo: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, 2020c. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/noticias/os-desafios-enfrentados-pelos-educadores-na-pandemia. Acesso em: 17. nov. 2020.
ALVES, L. Educação Remota: Entre a Ilusão e a Realidade. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, junho, 2020.
ARAÚJO, A. C. M.; GOUVEIA, L. B. ARAÚJO, A. C. M.; GOUVEIA, L. B. O digital nas instituições de ensino superior. 2017. Um diagnóstico sobre a percepção de gestores, professores e alunos - Departamento acadêmico de Doutoramento em Ciência da Informação, Sistemas, Tecnologia e Gestão da Informação, Universidade Fernando Pessoa, Belém do Pará (Brasil), 2017.
ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275, maio, 2020.
BASTOS, T. B. M; BOSCORIOLI, C. Os professores do Ensino Básico e as Tecnologias: Uma reflexão emergente e necessária em tempos de pandemia. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/04/22/professores-do-ensino-basico-e-as-tecnologias-digitais/. Acesso em: 29 out. 2020.
BRASIL, Ministério da Saúde. Covid-19: Painel coronavírus Brasil. Brasília: Governo Federal (Ministério da Saúde), 2020a. Disponível em: http://covid.saude.gov.br. Acesso em: 29 out. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação esclarece principais dúvidas sobre o ensino remoto no país durante pandemia do coronavírus. Brasília: Ministério da Educação (MEC), 2020b. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticia/educacao-e-pesquisa/2020/04/conselho-nacional-de-educacao-esclarece-principais-duvidas-sobre-o-ensino-no-pais. Acesso em: 28 out. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação esclarece principais dúvidas sobre o ensino remoto no país durante pandemia do coronavírus. Brasília: Ministério da Educação (MEC), 2020c. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticia/educacao-e-pesquisa/2020/04/conselho-nacional-de-educacao-esclarece-principais-duvidas-sobre-o-ensino-no-pais. Acesso em: 28 out. 2020.
COSTA, Gilberto; TOKARINA, Mariana. Agencia Brasil: pandemia de covid-19 fez ensino e papel dos professores mudarem, 2020. Disponível em: https://pandemiadecovid-19fezensinoepapeldosprofessoresmudarem. Acesso em 15 jan 2021.
BORTSEL, V. V; FIORENTIN, M. J; MAYER., L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Educação em tempos de pandemia: Constatações da coordenadoria regional de educação de Itapiranga. Ed. ilustração. Cruz Alta – Brasil, 2020. P. 35-42.
GRISA, G. A educação durante o distanciamento social e depois dele, Rio Grande do Sul: Estado da Arte, 2020. Disponível em: https://esestadodaarte.estadao.com.br/educacao-distanciamento-durante-e-depois/. Acesso em: 28 out 2020.
GRUBER, Arthur. Covid-19: O que se sabe sobre a origem da doença, 2020. Disponível em: http://jornal.usp.br/artigos/covid-19-o-que-se-sabe-sobre-a-origem-da-doenca. Acesso em: 29 out 2020.
MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19, Campinas: Estudos de Psicologia, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982–0275202037e200067. Acesso em: 29 out 2020.
MATTJIE, Nicole Vtzig. Ensino digital. Educação em tempos de pandemia: os desafios de alunos e professores, 2020. Disponível em: http://ensinodigital. Acesso em: 15 jan 2021.
MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO. Análise: Ensino a distância na educação básica frente à pandemia da Covid-19, São Paulo: Movimento Todos Pela Educação, 2020. Disponível em: http://todospelaeducacao.org.br/-uploads/post/425.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.
NOGUEIRA, F. Ensino remoto: o que aprendemos e o que pode mudar nas práticas e políticas públicas, São Paulo: Porvin Inovações em educação, 2020. Disponível em: http://porvir.org/ensino-remoto-o-que-aprendemos-e-o-que-pode-mudar-nas-praticas-e-politicas-publicas/. Acesso em: 28 out. 2020.
PIMENTEL, M; ARAÚJO, R. Fique em casa, mas se mantenha ensinando e aprendendo: Algumas questões educacionais em tempos de pandemia, Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.br/index.php/2020/03/fiqueemcasa/. Acesso em: 29 out. 2020.
PRETTO, N. L. Uma escola com/sem futuro. In: NOVAES, A. B; SERPA, A. S; COSTA, C. A; HANI, C. N; MENDES, C. F; RAMACCIOTTI, D. E. L; HOISEL, E. C; FILHO, E. C; CAMARGO, M. V. N. (org). Educação e Multimídia. Salvador: Ed. Edufba, 2013. p 258.
SANTOS, G. M. T; REIS, J. P. C.; MÉRIDA, E. C; RANGEL, E. L. F; FRICH, A. A. Educação superior: reflexões a partir do advento da pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), ano II, vol. 4, n. 10, outubro, 2020.
UNESCO (2020). Covid-19: Impacto on Education. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 29 out. 2020.
VIEIRA, A. S. A escola de um novo tempo, práticas pedagógicas no contexto escolar da pandemia. São Paulo: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, 2020. Disponível em: http://cenpec.org.br/noticias/cenpec-educacao-elabora-e-book-sobre-praticas-pedagogicas-na-pandemia. Acesso em: 28 out. 2020.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-10-20 (2)
- 2021-10-19 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Henrique Rodrigues, Claudimary Bispo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”