Danos causados à saúde humana pelos metais tóxicos presentes no lixo eletrônico
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1626Resumo
RESUMO: Os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE), conhecido como lixo eletrônico e e-lixo, correspondem a aparelhos eletrônicos que são descartados no lixo. Este artigo é um estudo de revisão bibliográfica, com o objetivo de mostrar os impactos que são causados ao meio ambiente e a saúde das pessoas pelos metais pesados liberados pelos equipamentos eletrônicos descartados indevidamente. As informações foram obtidas por consulta a publicações científicas disponibilizadas no Google Scholar, utilizando os descritores “Lixo eletrônico” e “danos à saúde humana” e “Metais tóxicos” e “danos à saúde humana”. Foram assinaladas publicações cientificas em português nos anos de 2011 a 2019. As publicações mostram que as placas de circuito impresso contidas nos REEE contem metais pesados podendo ser destacado chumbo, cádmio e mercúrio. Os metais presentes nos REEE trazem riscos à saúde humana, especialmente aos sistemas respiratório, nervoso, digestório podendo causar câncer ou até mesmo levar a morte. São inúmeros os malefícios causados pelos resíduos eletrônicos ao meio ambiente e à saúde humana. O conhecimento desta realidade poderá mudar o padrão de consumo destes equipamentos, bem como a correta destinação destes materiais.
PALAVRAS-CHAVE: e-lixo, Intoxicação, malefícios, metais pesados.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Adriana dos Santos Franco, Cleumar da Silva Moreira, Velber Xavier Nascimento, Paulo Rogério Barbosa de Miranda, Adriane Borges Cabral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”