Desafios da manutenção da prática tradicional de pesca na comunidade da Praia Grande em Niterói/RJ
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1722Resumo
RESUMO: Considerando que o desenvolvimento de uma sociedade passa pela mediação de conflitos entre direitos constitucionais, vinculação tradicional e sustentável a um território e interesse econômico, objetiva-se identificar os desafios enfrentados pelos pescadores tradicionais na manutenção de suas atividades na comunidade de pesca da Praia Grande em Niterói/RJ. Para tanto, procede-se a entrevistas sob a perspectiva da entrevista compreensiva de Kaufmann (2013) com diferentes atores pertencentes à comunidade. Desse modo, observa-se que alguns dos desafios enfrentados são crescimento urbano e sua influência, o impacto da ocupação do espaço marítimo pela atividade offshore, a deficiência do saneamento básico, a ineficiência das políticas públicas, a invisibilidade social, e a má estruturação organizacional e da cadeia de consumo. Permitindo concluir e reiterar a importância da presença do poder público juntamente com Políticas Públicas voltadas para comunidades de pescas visando a manutenção dos saberes tradicionais e dos recursos naturais.
PALAVRAS-CHAVE: Baía de Guanabara, Comunidade Tradicional, Pescadores.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Raphaela Reis Conceição Castro Silva, Rodolfo Luiz Maussa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”