Análise da viabilidade econômica de implantação do ecoturismo de base comunitária em unidades de conservação em Murici (AL)
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1734Resumo
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar a viabilidade econômica da implantação de uma trilha ecoturística interpretativa no município de Murici (AL). Para elaboração da trilha foi utilizado o método de Indicadores de Atratividade de Pontos Interpretativos (IAPI), sendo aplicado um questionário estruturado junto aos moradores da comunidade, em 2017. Para a análise da viabilidade foram levantados os principais custos e receitas para a implantação e o funcionamento da trilha. Posteriormente, foi realizada a análise do período de Payback e do Valor Presente Líquido (VPL), a partir dos fluxos de caixa projetados. Os resultados revelaram que os moradores da comunidade de Porto Velho são favoráveis a implantação da trilha interpretativa e se mostraram dispostos a assumirem a gestão. A análise financeira evidenciou a viabilidade do investimento. Desta forma, concluiu-se que há potencial ecoturístico na região e os retornos a serem obtidos no investimento tornam viável a implantação da trilha interpretativa na localidade.
PALAVRAS-CHAVE: Ecoturismo, Viabilidade Econômica, Mata Atlântica Alagoana.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pedro Augusto Pinheiro, Natallya de Almeida Levino, Walter Araújo de Lima Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”