Experiências dos programas de alimentação escolar: um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1771Resumo
RESUMO: Os programas de alimentação escolar despontam como um dos instrumentos capazes de melhorar a nutrição e segurança alimentar dos estudantes. Além disso, programas como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) tem fortalecido a agricultura familiar ao preferir a aquisição de seus produtos. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo traçar um panorama de publicações que trazem experiências dos impactos de programas de alimentação escolar à nutrição e segurança alimentar dos estudantes e os ganhos socioeconômicos dos agricultores familiares. Como instrumento metodológico utilizou-se a bibliometria. A coleta dos dados aconteceu em julho de 2020 e abrangeu a produção de artigos científicos entre os anos de 2005 e 2019. Como fonte de dados, realizou-se uma varredura nas bases de dados acadêmicas da Scielo, Scopus e Web of Science. Para a busca dos artigos, utilizou-se uma combinação dos termos “Programa nacional de alimentação escolar”; “Merenda escolar e segurança alimentar e nutricional”; “Agricultura familiar e adesão à alimentação escolar”. Tais termos também foram aplicados no idioma inglês. Considerou-se apenas artigos científicos de cunho teórico-empírico. Após uma triagem que excluiu os artigos repetidos e os que não atendiam ao tema, restou-se 46 artigos, os quais foram analisados no presente estudo bibliométrico. Verificou-se uma concentração de publicações em um grupo de periódicos, o que contempla os preceitos da Lei de Bradford. Quanto a produtividade por autor, a Lei de Lotka não foi amplamente atendida, pois, verificou-se uma pulverização da produção e do total de 160 autores encontrados com a pesquisa, somente 19 autores possuem mais de uma publicação sobre o tema. As palavras de maior recorrência foram Agricultura Familiar, PNAE e Alimentação Escolar. Em relação aos procedimentos metodológicos, constatou-se que a abordagem qualitativa foi a mais utilizada. O tema políticas de alimentação escolar tem relevância científica, assim, a realização de avaliação sobre os níveis dessas produções é válido.
Palavras-chave: Agricultura familiar; Bibliometria; PNAE.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Romário Nunes da Silva, Amanda Souza Bezerra, Beatriz Oliveira Soares, Jessica Porfirio Severo, Horasa Maria Lima da Silva Andrade, Luciano Pires de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”