Diagnóstico rápido participativo sobre os impactos da usina eólica nas comunidades rurais de Caetés-PE
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1793Resumo
RESUMO: A implantação de parques eólicos é sempre vendida para a população local como uma possibilidade de desenvolvimento. Entretanto, na prática, o que se constata em pouco tempo após a implantação de uma usina é que os benefícios são poucos em relação aos problemas gerados aos habitantes. Diante disso, essa pesquisa objetivou diagnosticar conflitos ambientais gerados pela usina eólica no município de Caetés (PE), para tal utilizou-se o Diagnóstico Rápido Participativo junto a uma comunidade rural do município, através de visitas ao local seguida de uma oficina com as famílias de agricultores da região. Como resultados, encontrou-se sinalizações já percebidas em outros empreendimentos similares como os danos ambientais, como alteração dos serviços ecossistêmicos; problemas sociais provocados pela proximidade da usina as residências, gerando poluição sonora entre outros desconfortos e queda nas atividades agropecuárias.
PALAVRAS-CHAVE: agricultura familiar, DRP, energia eólica.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alissandra Trajano Nunes, Taline Cristina da Silva, Andreza Raquel Barbosa de Farias, Horasa Maria Lima da Silva Andrade, Luciano Pires de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”