O ensino a distância de Química em uma realidade pandêmica: as mídias digitais e suas contribuições
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v6i4.1869Resumo
RESUMO: Durante o ano de 2020, o mundo entrou em isolamento social fazendo com que várias rotinas fossem modificadas, sobretudo a educação devido à pandemia do novo coronavírus. A nova realidade da educação foi utilizar o ensino a distância para continuar as práticas pedagógicas e com isso diversos recursos tiveram funções essenciais dentro das novas metodologias de ensino que foram surgindo. O trabalho a seguir aborda uma temática inovadora para o ensino de química, pois assim como outras ciências exatas, a química tem diversos fatores que dificultam o desenvolvimento de metodologias ativas, didáticas inovadoras e atrativas. Com a surpresa do ensino remoto e toda a mudança da estrutura pedagógica, a saída para fornecer uma aprendizagem significativa para os alunos foi recorrer para métodos inovadores. Diante disso, é importante entender como o universo midiático, que abrange desde as redes sociais a plataformas de filmes, músicas e series online e como isso pode ser favorável dentro do cenário educacional sobretudo diante de uma modalidade de ensino que atinge diretamente o ensino-aprendizagem. As mídias sociais e visuais, utilizadas para entretenimento pelas pessoas, são fatores essenciais para o desenvolvimento dos conteúdos, pois contextualiza com a realidade do aluno, fornecendo uma nova metodologia ativa de ensino.
PALAVRAS-CHAVE: Metodologia, Ensino, Coronavírus
ABSTRACT: During the year 2020, the world went into social isolation causing several routines to be modified, especially education due to the pandemic of the new coronavirus. The new reality of education was to use distance learning to continue pedagogical practices and, with that, several resources had essential functions within the new teaching methodologies that were emerging. The following work addresses an innovative theme for the teaching of chemistry, as, like other exact sciences, chemistry has several factors that hinder the development of active methodologies, innovative and attractive didactics. With the surprise of remote teaching and all the changing pedagogical structure, the way out of providing meaningful learning for students was to resort to innovative methods. Therefore, it is important to understand how the media universe, which ranges from social networks to online movie, music and series platforms and how this can be favorable within the educational scenario, especially in the face of a teaching modality that directly affects teaching and learning. Social and visual media, used for entertainment by people, are essential factors for the development of content, as it contextualizes with the student's reality, providing a new active teaching methodology.
KEYWORDS: Methodology, Teaching, Coronavirus.
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