Letramento científico no ensino de Biologia e Ciências: percepção de professores da rede pública de ensino
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1877Resumo
RESUMO: Objetivou-se por meio dessa pesquisa analisar como professores de Ciências e Biologia da rede pública de ensino percebem o Letramento Científico em ordem de suas práticas docentes. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa exploratória de caráter quali-quantitativo. Para tanto, foi utilizado questionário estruturado, o qual foi aplicado virtualmente junto a professores de Ciências e Biologia da rede pública de ensino. Assim, após coleta e análise dos dados, foi possível observar que parte dos docentes que participaram do estudo (8,33%) não compreendem epistemologicamente a diferença entre letramento e alfabetização. Ademais, os dados revelam que embora os professores compreendam a importância das ferramentas científicas e que estas são somadoras ao letramento, ainda carecem de política públicas de fomento à ciência e tecnologia na educação básica.
PALAVRAS-CHAVE: Prática docente; Ensino; Metodologias de ensino.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Joao Manoel da Silva, Anne Ewillyn Lins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”