Letramento científico no ensino de Biologia e Ciências: percepção de professores da rede pública de ensino

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DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1877

Resumo

RESUMO: Objetivou-se por meio dessa pesquisa analisar como professores de Ciências e Biologia da rede pública de ensino percebem o Letramento Científico em ordem de suas práticas docentes. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa exploratória de caráter quali-quantitativo. Para tanto, foi utilizado questionário estruturado, o qual foi aplicado virtualmente junto a professores de Ciências e Biologia da rede pública de ensino. Assim, após coleta e análise dos dados, foi possível observar que parte dos docentes que participaram do estudo (8,33%) não compreendem epistemologicamente a diferença entre letramento e alfabetização. Ademais, os dados revelam que embora os professores compreendam a importância das ferramentas científicas e que estas são somadoras ao letramento, ainda carecem de política públicas de fomento à ciência e tecnologia na educação básica.

PALAVRAS-CHAVE: Prática docente; Ensino; Metodologias de ensino.

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Biografia do Autor

Joao Manoel da Silva, Rede Nordeste de Biotecnologia, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas

Enhengeiro Agrônomo, Lic. em Ciências Biológicas. Mestre em Ciências, Doutorando em Biotecnologia.

Anne Ewillyn Lins, Escola Municipal Edvar de Souza

Licenciada em Ciências Biológicas e Matemática. Docente da Escola Estadual Edvar de Souza.

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Silva, J. M. da, & Lins, A. E. (2021). Letramento científico no ensino de Biologia e Ciências: percepção de professores da rede pública de ensino. Diversitas Journal, 6(3), 3535–3552. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1877

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