O efeito-leitor de Ciência no folder do Museu de Ecologia Fritz Müller - Blumenau/SC
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1903Resumo
RESUMO: Considerando a importância de Fritz Müller para a História da Ciência e para a divulgação e popularização do conhecimento científico no Brasil, bem como levando em conta o expressivo trabalho educativo realizado nos espaços de educação não formal, como é o caso dos museus, neste texto analisamos o efeito-leitor de Ciência de um folder, material que divulga o Museu de Ecologia Fritz Müller, localizado no município de Blumenau - Santa Catarina. Nosso objetivo é compreender como a circulação e a textualização do conhecimento científico, materializadas no referido folder, podem levar os seus leitores a produzir efeitos de sentidos específicos acerca da Ciência. Para isso, nos filiamos aos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso pecheutiana, principalmente em estudos de Eni Orlandi. Desse modo, partindo de noções como textualização, efeito-leitor, interdiscurso e condições de produção, buscamos compreender os possíveis efeitos de sentido e gestos de interpretação a partir dos discursos e da forma como os conteúdos são dispostos neste material de divulgação científica. Nossos resultados apontam para regularidades discursivas, tais como deslocamentos de sentidos e silenciamentos sobre a Ciência e a posição cientista, o que leva ao direcionamento de determinados gestos de leitura e implica em uma determinada forma de leitura, marcada por relações de poder.
PALAVRAS-CHAVE: Divulgação científica, Educação não formal, Análise de Discurso.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 José Pedro Simas Filho, Alberto Lopo Montalvão Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”