O efeito-leitor de Ciência no folder do Museu de Ecologia Fritz Müller - Blumenau/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1903

Resumo

RESUMO: Considerando a importância de Fritz Müller para a História da Ciência e para a divulgação e popularização do conhecimento científico no Brasil, bem como levando em conta o expressivo trabalho educativo realizado nos espaços de educação não formal, como é o caso dos museus, neste texto analisamos o efeito-leitor de Ciência de um folder, material que divulga o Museu de Ecologia Fritz Müller, localizado no município de Blumenau - Santa Catarina. Nosso objetivo é compreender como a circulação e a textualização do conhecimento científico, materializadas no referido folder, podem levar os seus leitores a produzir efeitos de sentidos específicos acerca da Ciência. Para isso, nos filiamos aos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso pecheutiana, principalmente em estudos de Eni Orlandi. Desse modo, partindo de noções como textualização, efeito-leitor, interdiscurso e condições de produção, buscamos compreender os possíveis efeitos de sentido e gestos de interpretação a partir dos discursos e da forma como os conteúdos são dispostos neste material de divulgação científica. Nossos resultados apontam para regularidades discursivas, tais como deslocamentos de sentidos e silenciamentos sobre a Ciência e a posição cientista, o que leva ao direcionamento de determinados gestos de leitura e implica em uma determinada forma de leitura, marcada por relações de poder.

PALAVRAS-CHAVE: Divulgação científica, Educação não formal, Análise de Discurso.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Pedro Simas Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/(UFSC). Também tem especialização em Hidroecologia pela mesma universidade. É membro dos grupos CASULO e NUEG (Núcleo de Estudos em Genética), vinculados ao PPGECT/UFSC.

Alberto Lopo Montalvão Neto, Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus Sorocaba e Universidade de Coimbra (Portugal). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade IBRA. Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo bolsista CNPq. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino (gepCE) e Grupo de Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO).

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Simas Filho, J. P., & Montalvão Neto, A. L. (2021). O efeito-leitor de Ciência no folder do Museu de Ecologia Fritz Müller - Blumenau/SC. Diversitas Journal, 6(3), 3569–3591. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1903