O efeito-leitor de Ciência no folder do Museu de Ecologia Fritz Müller - Blumenau/SC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1903

Resumen

RESUMO: Considerando a importância de Fritz Müller para a História da Ciência e para a divulgação e popularização do conhecimento científico no Brasil, bem como levando em conta o expressivo trabalho educativo realizado nos espaços de educação não formal, como é o caso dos museus, neste texto analisamos o efeito-leitor de Ciência de um folder, material que divulga o Museu de Ecologia Fritz Müller, localizado no município de Blumenau - Santa Catarina. Nosso objetivo é compreender como a circulação e a textualização do conhecimento científico, materializadas no referido folder, podem levar os seus leitores a produzir efeitos de sentidos específicos acerca da Ciência. Para isso, nos filiamos aos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso pecheutiana, principalmente em estudos de Eni Orlandi. Desse modo, partindo de noções como textualização, efeito-leitor, interdiscurso e condições de produção, buscamos compreender os possíveis efeitos de sentido e gestos de interpretação a partir dos discursos e da forma como os conteúdos são dispostos neste material de divulgação científica. Nossos resultados apontam para regularidades discursivas, tais como deslocamentos de sentidos e silenciamentos sobre a Ciência e a posição cientista, o que leva ao direcionamento de determinados gestos de leitura e implica em uma determinada forma de leitura, marcada por relações de poder.

PALAVRAS-CHAVE: Divulgação científica, Educação não formal, Análise de Discurso.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

José Pedro Simas Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/(UFSC). Também tem especialização em Hidroecologia pela mesma universidade. É membro dos grupos CASULO e NUEG (Núcleo de Estudos em Genética), vinculados ao PPGECT/UFSC.

Alberto Lopo Montalvão Neto, Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus Sorocaba e Universidade de Coimbra (Portugal). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade IBRA. Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo bolsista CNPq. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino (gepCE) e Grupo de Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO).

Publicado

2021-08-09

Cómo citar

Simas Filho, J. P., & Montalvão Neto, A. L. (2021). O efeito-leitor de Ciência no folder do Museu de Ecologia Fritz Müller - Blumenau/SC. Diversitas Journal, 6(3), 3569–3591. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1903