Síntese interativa através da construção de texto colaborativo subsidiado pelo IRAMUTEQ no âmbito da metodologia interativa

Autores

  • Rafael Matias Moura Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-2455-9883
  • Marcelo Tadeu Motokane Livre-Docente da Universidade de São Paulo - USP
  • Maria Marly de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.2018

Palavras-chave:

Interatcive Methodologic, IRAMUTEQ, syntesis, CHD

Resumo

Este artigo trata de alguns aspectos relacionados à contribuição do software IRAMUTEQ subsidiando o pesquisador na construção de texto colaborativo da síntese final de entrevistas realizadas através do Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD), carro-chefe da Metodologia Interativa (MI). Esta Metodologia pressupõe a elaboração de uma síntese interativa (SI) elaborada a partir da revisão sucessiva das sínteses parciais das entrevistas realizadas pelo pesquisador mediante contribuições dos sujeitos da pesquisa, caracterizando o CHD. Os sujeitos da pesquisa, egressos de uma licenciatura em Biologia, reuniram-se e construíram a SI, na forma de um conjunto de metatextos com temas e tópicos obtidos no ciclo de análise. A apresentação dos temas e das palavras mais evocadas por uma categorização ilustrada pela análise textual com o software junto à pré-análise do pesquisador nos remeteu à consolidação de uma rede de nexos causais entre os sujeitos e os sentidos de suas percepções na elaboração da síntese interativa. Por outro lado, o IRAMUTEQ forneceu estatísticas precisas sobre as evocações analisadas, garantindo a pertinência dos metatextos com as percepções dos sujeitos participantes. A SI colaborativa permitiu o estabelecimento de uma comunicação mais clara, consistente e eficaz entre o pesquisador e os entrevistados bem como destes entre si, tornando a validação dos dados mais clara e precisa em relação aos objetivos e questões que orientaram a pesquisa qualitativa realizada nos moldes da metodologia em questão.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Tadeu Motokane, Livre-Docente da Universidade de São Paulo - USP

Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, BRAZIL.

Maria Marly de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Sênior da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, BRAZIL.

Referências

ALVES; M. C. M.; AQUINO, R. S.; CARNEIRO-LEÃO, A. M. A. Dezoito Anos da Sequência Didática Interativa: Uma Análise Sistemática. In: OLIVEIRA, M. M. Dialogicidade e Complexidade no Processo de Análise Hermenêutica Dialética-Interativa. Recife: EDUPE, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEZERRA, C. Estudo e Virtude: formação de si com os outros no mundo e as contradições da educação brasileira. Maceió: Grafmarques, 2019a.

____________. Professores desacorrentados na cé(lu)la de aula – leitura imanente: um método para resistir e emancipar. Maceió: EDUFAL, 2019.

CAMARGO, B. V. ALCESTE: Um programa informático de análise quantitativa de dados textuais. In: MOREIRA, A. S. P.; CAMARGO, B. V.; JESUÍNO, J. C.; NÓBREGA, S. M. (Eds.) Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais, João Pessoa: Editora da UFPB, 2005.

____________; JUSTO, A.M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição, Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.

CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 2006.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez e Moralles, 1979.

__________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADAMER, H. G. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de quarta geração. Campinas: Editora da UNICAMP, 2011.

KLAMT, L. M.; SANTOS, V. S. O uso do software IRAMUTEQ na análise de conteúdo - estudo comparativo entre os trabalhos de conclusão de curso do ProfEPT

e os referenciais do programa. Reasearch, Society and Development, v. 10, n. 4, 2021.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2008.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3ª ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

__________. Uma tempestade de luz: A compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

__________. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação no Futuro. São Paulo: Cortez/ UNESCO, 2011.

_________. A Via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

__________. Ensinar a Viver: Manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MOURA, R. M. Letramento científico e ensino de Biologia: percepções de professores em formação. 144p. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 2011.

_____________. O professor reflexivo no ensino de Ciências. In: OLIVEIRA, M. M. Sequência Didática Interativa no processo de formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2013.

_________. Entre a Formatação Docente e a Formação de Si – percepções de egressos sobre a licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade do nordeste brasileiro. 210p. Relatório de Qualificação (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Instituto de Física, São Paulo, 2020.

OLIVEIRA, M. M. Metodologia Interativa: um processo hermenêutico-dialético. Revista Interfaces Brasil/Canadá. Porto Alegre, v.1, n. 1, p. 67-78, 2001.

______________. Como fazer pesquisa qualitativa. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

______________. Sequência Didática Interativa na Formação de Professores. Petrópolis: Vozes, 2013.

______________. Círculo hermenêutico-dialético como carro chefe da metodologia

interativa e ferramenta para a sequência didática interativa. In: COSTA, A. P; SOUZA, F. N.; SOUZA, Dayse Neri de. (Org.). Investigação Qualitativa: Inovação, dilemas

e desafios. Aveiro: Ludomedia, 2014.

______________. Vivências e Ensinamentos: o que aprendi com Paulo Freire. In: OLIVEIRA, M. M. (org.). Formação continuada de professores: Dialogando com Paulo Freire. Recife: EDUPE, 2021.

SALVIATI, M. E. Manual do Aplicativo Iramuteq (versão 0.7 Alpha 2 e R Versão

2.3). Planaltina, DF: [S.n.], 2017. Disponível em: http://www.iramuteq.org/

documentation/fichiers/anexo-manual-do-aplicativoiramuteq-par-maria-elisabeth-salviati. Acesso: 4 set 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Moura, R. M., Motokane, M. T., & Oliveira, M. M. de. (2022). Síntese interativa através da construção de texto colaborativo subsidiado pelo IRAMUTEQ no âmbito da metodologia interativa. Diversitas Journal, 7(1), 0476–0494. https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.2018