Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

Autores

  • Yanne Clara Lins de Alcantara Escola Estadual Gabino Besouro. Penedo
  • João Bispo dos Santos Junior Instituto Federal de Alagoas. Penedo
  • Jisele da Silva Instituto Federal de Alagoas. Penedo
  • Eloyza dos Santos Santana Instituto Federal de Alagoas. Penedo
  • Michelle Nunes da Silva Cavalcante Instituto Federal de Alagoas. Penedo
  • Adalberon Moreira de Lima Filho Instituto Federal de Alagoas-IFAL

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2168

Palavras-chave:

Ferramentas digitais, Ensino Fundamental, Produção de Vídeo.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo principal iniciar os futuros professores de Ciências Biológicas e das demais licenciatura vivências da realidade escolar, além disso, são desenvolvidos atividades e estudos sobre temas relacionados a docência. Este trabalho tem o objetivo de relatar os desafios dos bolsistas pibidianos na criação um vídeo educativo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para as aulas remotas do Ensino Fundamental anos finais de uma escola núcleo do PIBID. A partir da ideia de que produção de vídeo é uma ótima ferramenta para enriquecer aulas, bem como para desenvolver habilidades e das leituras realizadas sobre a Base Nacional Comum Curricular e dos Referências Curriculares do Estado de Alagoas para o Ensino Fundamental. Os bolsistas pibidianos utilizaram a plataforma de edição de vídeo Animaker. O vídeo foi criando em 8 cenas(partes) e aborda os temas: Infecções Sexualmente transmissíveis (IST). Os principais desafios enfrentados pelos bolsistas na criação do vídeo foram: dificuldade em manuseia a plataforma, elaborar um roteiro para que o vídeo não ficasse muito longo e selecionar os principais conteúdos que fosse mais interessante para o público-alvo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALAGOAS. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEE. Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Alagoas: ciências da natureza/ / Secretaria de Estado de Educação e Esportes. Maceió, 2019.

BORGES, L. S. et al. Abordagens de Gênero e Sexualidade na Psicologia:Revendo Conceitos, Repensando Práticas. Psicologia: ciência e profissão, 33 (3):730-745, 2013

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em : http://basenacionalcomum.mec.gov.br . Acesso 21 de out 2021

CEBRIÁN, M.; SOLANO, N. Evaluación de material videográfico de apoyo al aula de primaria. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, 2008,(33): 43-58, 2008.

FISCHER, Jonas et al. Educational quality of YouTube videos on knee arthrocentesis. JCR: Journal of Clinical Rheumatology, v. 19, n. 7, p. 373-376, 2013.

FURTADO, Beatriz Moreira; DE MORAES, Silvia Piedade; DA SILVA BRÊTAS, José Roberto. As Infecções Sexualmente Transmissíveis na Perspectiva de Adolescentes na Pré-Puberdade. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 31, n. 1, 2020.

MURTA, Sheila Giardini et al. Direitos sexuais e reprodutivos na escola: avaliação qualitativa de um estudo piloto. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 28, n. 3, p. 335-344, 2012.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-02

Como Citar

Alcantara, Y. C. L. de, Santos Junior, J. B. dos, Silva, J. da, Santana, E. dos S., Cavalcante, M. N. da S., & Moreira de Lima Filho, A. . (2022). Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2168

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)