A ferramenta “Padlet” como auxílio na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no contexto do ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2175Palavras-chave:
Ferramentas tecnológicas, educação, recurso colaborativoResumo
Devido à pandemia da Covid-19 ocorreu a necessidade do isolamento social e com isso as aulas presenciais foram suspensas e o ensino remoto emergencial instalado. Diante disso, o papel das ferramentas tecnológicas para a educação foi evidenciado. Este trabalho objetivou relatar a experiência com a utilização da ferramenta digital Padlet como recurso visual e alternativo ao programa power point na organização de conteúdos para as apresentações de seminários avaliativos em grupos das turmas do 1º e 3º anos do ensino médio. A utilização do Padlet pelos alunos foi possível em virtude das monitorias e dos tutoriais criados pelos estagiários da Residência Pedagógica, que apresentavam a ferramenta e os diversos recursos que ela oferece. Os alunos se mostraram interessados para trabalhar com o Padlet, e a participação dos grupos nas apresentações, no geral, foi bastante satisfatória. O Padlet pode potencializar a aplicação das metodologias ativas, pois se trata de um recurso colaborativo, online e gratuito, que promove a autonomia e a interação dos usuários na criação/organização simultânea de conteúdos por meio de murais dinâmicos e criativos. O Padlet é compatível com vários formatos de arquivos e disponibiliza várias opções para que os alunos organizem suas ideias e interajam com as informações.
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