A ferramenta “Padlet” como auxílio na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no contexto do ensino remoto emergencial

Autores/as

  • Evellyn de Assis Caetano IFSULDEMINAS
  • Fabiana Lúcio de Oliveira IFSULDEMINAS
  • Karina Cenciani Rebelo

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2175

Palabras clave:

Ferramentas tecnológicas, educação, recurso colaborativo

Resumen

Devido à pandemia da Covid-19 ocorreu a necessidade do isolamento social e com isso as aulas presenciais foram suspensas e o ensino remoto emergencial instalado. Diante disso, o papel das ferramentas tecnológicas para a educação foi evidenciado. Este trabalho objetivou relatar a experiência com a utilização da ferramenta digital Padlet como recurso visual e alternativo ao programa power point na organização de conteúdos para as apresentações de seminários avaliativos em grupos das turmas do 1º e 3º anos do ensino médio. A utilização do Padlet pelos alunos foi possível em virtude das monitorias e dos tutoriais criados pelos estagiários da Residência Pedagógica, que apresentavam a ferramenta e os diversos recursos que ela oferece. Os alunos se mostraram interessados para trabalhar com o Padlet, e a participação dos grupos nas apresentações, no geral, foi bastante satisfatória. O Padlet pode potencializar a aplicação das metodologias ativas, pois se trata de um recurso colaborativo, online e gratuito, que promove a autonomia e a interação dos usuários na criação/organização simultânea de conteúdos por meio de murais dinâmicos e criativos. O Padlet é compatível com vários formatos de arquivos e disponibiliza várias opções para que os alunos organizem suas ideias e interajam com as informações.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Bacich, L., & Moran, J. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora.

Daltro, M. R., & de Faria, A. A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia, 19(1), 223-237.

Freire, P. (2010). Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.

Gonçalves, L. M. M., & de Morais, J. M. (2019). O uso do PADLET no ensino: uma análise bibliométrica. Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação, 5(1), 13.

Monteiro, J. C. S., Costa, M. J. M.; Junior, J. B. B. (2018). App-learning hipertextual: repositórios virtuais de aprendizagem no Padlet. In: 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra. Atas do 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - Coimbra, p. 216-225.

Monteiro, J. C. S. (202o). PADLET: um novo modelo de organização de conteúdo hipertextual. Revista Encantar, 2, 01-11.

Moser, A. de S., Gregório, A. de, Pires, E. A. C., & Moreira, A. L. O. R. (2020). Concepções de ambiente e Educação Ambiental de professores: o padlet como uma ferramenta interativa. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 20–36.

Pereira, J. A. (2020). Padlet como recurso didático no ensino de genética. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 1(2), 83.

Silva, P. G., de Lima, D. S. (2018). Padlet Como Ambiente Virtual De Aprendizagem Na Formação De Profissionais Da Educação. RENOTE: REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 16 (1).

Souza, L. C. (2016). A TIC na Educação: uma grande aliada no aumento da aprendizagem no Brasil. Revista Eixo, 5(1).

Archivos adicionales

Publicado

2022-10-10

Cómo citar

Caetano, E. de A., Lúcio de Oliveira , F. ., & Rebelo, K. C. (2022). A ferramenta “Padlet” como auxílio na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no contexto do ensino remoto emergencial. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2175

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP