Dança na escola: uma experiência no Pibid

Autores

  • José Firmino dos Santos Junior Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Emília de Araújo Melo Neta Universidade Federal de Alagoas
  • Carla Marli Caetano de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Andressa Karollyne dos Santos Rodrigues Universidade Federal de Alagoas
  • José Samuel Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Elizabete de Andrade Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2192

Palavras-chave:

Dança, Educação Física, consciência corporal

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com a unidade temática dança em uma escola de ensino público do município de Maceió, nas turmas do oitavo ano, durante as aulas de Educação Física. Dessa forma, leva-se a dança para o âmbito escolar, apresentando-a como um conteúdo fundamental para o planejamento das atividades pedagógicas. Os procedimentos metodológicos envolveram atividades ministradas para os escolares por meio de intervenções planejadas pela equipe de integrantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência, subprojeto Educação Física. O tema proposto foi trabalhado de forma lúdica e interativa, a fim de mostrar sua importância no desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo, na busca de novos conhecimentos e no alcance da autonomia dos alunos. Foram utilizados como recursos didáticos dois questionários, vídeos e desenhos. Devido à pandemia da Covid-19, recorremos à plataforma do Formulário Google, e o aplicativo Whatsapp, sendo o planejamento das ações realizado pela plataforma Google Meet. O resultado da experiência mostrou boa aceitação e participação dos escolares nas atividades, estudante que gostam de dançar, os estilos de dança mais frequentemente foi o funk e o forró, levando-nos à conclusão de que, embora os escolares tenham conhecimento da existência desse conteúdo, existem muitas barreiras, timidez dos alunos, pouco preparo dos professores e dificuldades de espaços, que bloqueiam sua conexão com essa prática, sendo evidente e importante que a experiência com a dança deve ser inserida no ambiente escolar ao ponto de naturalizá-la nesse contexto.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Alves, C. C., Andrade, L. T. (2021) A prática de dança na Educação Física escolar: realidades e desafios. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, 18 (184), Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd184/a-danca-naeducacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: dez. 2021.

Abreu, R. (2020). A dança nas aulas de educação física no contexto escolar: desafios da prática pedagógica.

Brasil. (2017) Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Terceira versão revista. Brasília: MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=796 01-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03 out. 2021.

Brasileiro, L. T. (2009) O Conteúdo “Dança” em aula de Educação Física: Temos o que ensinar? Revista Pensar a Prática. v. 6, 45-48. 2009.

Carbonera, D., Carbonera, S. A. (2008) A importância da dança no contexto escolar. Monografia. (Pós-graduação em Educação Física) - Faculdade Iguaçu – ESAP, 61. 2008

Carvalho, E. (2015) A dança no contexto escolar. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Brasília. 2015.

Darido, S. C., Maitino, E. (2004) (Org.). Pedagogia Cidadã: Cadernos de Formação em Educação Física. São Paulo: Unesp, Pró-Reitoria de Graduação. P. 159-168.

Galbiattitosti, N. L., Rinaldi, I. P. B. (2012) despertando o interesse pela dança na escola. O Professor PDE e os desafios da escola pública paraense, v.1.

Garcia, A., Haas, A. (2003) Ritmo e Dança. Ulbra.

Gaspari, T. (2004) Atividades rítmicas e expressivas nas aulas de educação física. Pedagogia cidadã: cadernos de formação–Educação Física, v. 2, 113-133.

Gil, A. C. (1999) Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas.

Marques, I. A. (2003) Dançando na Escola. Cortez.

Mendes, M. G. (1987) A Dança. Ática.

Nanni, D. (1995) Dança-Educação: pré-escola à universidade. Sprint.

Rodrigues, I. C. R, Mendes, A. A. (2014) Aspectos práticos da dança ministrada nas aulas de Educação Física. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 18, Nº 189.

Verderi, E. B. (2000) Dança na escola. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Junior, J. F. dos S., Emília de Araújo Melo Neta , M. ., Marli Caetano de Oliveira , C., Karollyne dos Santos Rodrigues , A., Samuel Ferreira , J., & Elizabete de Andrade Silva , M. (2022). Dança na escola: uma experiência no Pibid. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2192

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP