Uma análise teórica das aprendizagens docentes apresentadas em narrativas de pibidianas de matemática

Autores

  • Lilian Aragão da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Camila Sandes Souza UFRB
  • Jacqueline Nascimento de Souza UFRB
  • Alana Silva dos Santos UFRB

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2208

Palavras-chave:

comunidade de prática, formação de professores, ensino de matemática, iniciação à docência

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as narrativas de pibidianas que desenvolveram uma participação plena no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, bem como traçar uma análise acerca das aprendizagens docentes, com o aporte teórico da Comunidade de Prática de Étienne Wenger. Como metodologia, seguimos uma abordagem qualitativa amparada nas pesquisas (auto)biográficas, tomando as narrativas como fonte de dados. As narrativas foram elaboradas por três pibidianas, bolsistas e autoras deste trabalho. Entrelaçando as narrativas com a teoria, apresentamos como resultados o quanto as pibidianas aprenderam a partir da comunidade, seja na interação, estreitando os laços afetivos e se relacionando com os demais membros. Além disso, apresentamos como resultados aprendizagens docentes relativas aos significados construídos e negociados na comunidade, os quais estavam relacionados ao exercício da docência e da escola, muitos desses atrelados aos desafios impostos pela pandemia. Por fim, apresentamos que ao longo das experiências da comunidade, as pibidianas aprenderam “a ser” e a “tornar-se” professoras de matemática, à medida que se identificavam com a profissão ou buscam desenvolver um perfil de educadora ou quando apontaram que as experiências contribuíram para a sua formação. A partir de tais resultados, concluímos que o programa cumpriu com seu papel de valorização do magistério e, também, na formação de professores, mesmo acontecendo de maneira remota.

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Biografia do Autor

Lilian Aragão da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em ensino, filosofia e história das ciências pela UFBA; Docente do curso de Licenciatura em Matemática da UFRB; Coordenadora de área do PIBID/Matemática/UFRB

Camila Sandes Souza, UFRB

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática da UFRB e bolsista do PIBID/Matemática/UFRB

Jacqueline Nascimento de Souza, UFRB

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática da UFRB e bolsista do PIBID/Matemática/UFRB

Alana Silva dos Santos, UFRB

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática da UFRB e bolsista do PIBID/Matemática/UFRB

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Silva, L. A. da, Souza, C. S., Souza, J. N. de, & Santos, A. S. dos. (2022). Uma análise teórica das aprendizagens docentes apresentadas em narrativas de pibidianas de matemática. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2208

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP