Uma análise teórica das aprendizagens docentes apresentadas em narrativas de pibidianas de matemática
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2208Palavras-chave:
comunidade de prática, formação de professores, ensino de matemática, iniciação à docênciaResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar as narrativas de pibidianas que desenvolveram uma participação plena no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, bem como traçar uma análise acerca das aprendizagens docentes, com o aporte teórico da Comunidade de Prática de Étienne Wenger. Como metodologia, seguimos uma abordagem qualitativa amparada nas pesquisas (auto)biográficas, tomando as narrativas como fonte de dados. As narrativas foram elaboradas por três pibidianas, bolsistas e autoras deste trabalho. Entrelaçando as narrativas com a teoria, apresentamos como resultados o quanto as pibidianas aprenderam a partir da comunidade, seja na interação, estreitando os laços afetivos e se relacionando com os demais membros. Além disso, apresentamos como resultados aprendizagens docentes relativas aos significados construídos e negociados na comunidade, os quais estavam relacionados ao exercício da docência e da escola, muitos desses atrelados aos desafios impostos pela pandemia. Por fim, apresentamos que ao longo das experiências da comunidade, as pibidianas aprenderam “a ser” e a “tornar-se” professoras de matemática, à medida que se identificavam com a profissão ou buscam desenvolver um perfil de educadora ou quando apontaram que as experiências contribuíram para a sua formação. A partir de tais resultados, concluímos que o programa cumpriu com seu papel de valorização do magistério e, também, na formação de professores, mesmo acontecendo de maneira remota.
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Referências
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