Fotografia como recurso didático nas aulas de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2209Palavras-chave:
Geografia física, fotografia, ensino de geografia, formação docente.Resumo
O ensino de Geografia Física nas escolas é um desafio para os professores, seja pela dificuldade no processo de formação inicial, devido a um currículo separado em disciplinas estanques, que fragmenta os conteúdos e dificulta a compreensão do conhecimento científico; seja pela carência de conhecimentos pedagógicos, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos. Assim, buscou-se desenvolver, através das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), edição 2018-2020, do subprojeto Geografia, um trabalho que estimulasse o olhar dos alunos do primeiro ano de uma escola de Ensino Médio Integrado a exercitar os conhecimentos adquiridos em sala sobre o assunto relevo. O trabalho consistiu em orientar e incentivar os alunos a observarem a paisagem das áreas por onde transitam e registrarem, através da fotografia, as formas de relevo e as ações modificadoras deste, principalmente as de origem antrópica. Os alunos foram estimulados a analisar as imagens e socializar os resultados com os colegas de turma. A atividade objetivou desenvolver a percepção dos alunos sobre a paisagem que os cerca e aprimorar a capacidade de análise, promovendo uma ação educativa significativa, bem como propiciar aos professores em formação uma melhor compreensão da Geografia Física e do processo de ensino-aprendizagem.
Métricas
Referências
Antônio Filho, F. D. & Dezan, M. D. S. (2014, 7-9 de abril). A fotografia como instrumental no ensino de geografia: uma proposta de material pedagógico para uso em sala de aula. [Apresentação oral]. II Congresso Nacional de Formação de Professores, Águas de Lindoia. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/141651.
Bertolini, W. Z. & Valadão, R. C. (2009). A abordagem do relevo pela geografia: uma análise a partir dos livros didáticos. Terræ Didática, v. 5, n. 1, p. 27-41. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637500
Cacete, N. H. (2015). Formação do professor de geografia: sobre práticas de ensino e estágio supervisionado. Revista da Casa da Geografia de Sobral, v. 17, n. 2, p. 3-11.
Callai, H. C. (2005). Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, v. 25, n. 66, p. 227-247. https://www.scielo.br/j/ccedes/a/7mpTx9mbrLG6Dd3FQhFqZYH/?lang=pt&format=pdf
Callai, H. C. (2004, 16-18 de setembro). O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. [Apresentação oral]. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra. https://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/HelenaCallai.pdf
Cardoso, C. & Silva, M. S. (2018). Geografia Física: formação docente e práxis na sala de aula. In: C. Cardoso, M. S. Silva, A geografia física: teorias e práticas no ensino de geografia. (pp. 21-38). Appris.
Castellar, S. & Vilhena, J. (2010). Ensino de Geografia. Cengage Learning.
Cavalcanti, L. S. (1998). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Papirus.
Chechia, V. A., & Andrade, A. S. (2002). Representação dos pais sobre o desempenho escolar dos filhos. [Apresentação oral]. Livro de Resumos. Ribeirão Preto: FFCLRP-USP. https://repositorio.usp.br/item/001294942
Costa, M. A. & Oliveira, J. G. R. (2020). Os temas físico-naturais nos livros didáticos de geografia da rede pública de ensino: um estudo de caso de Uraí/PR. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 19, p. 504-524. https://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/751
Dante, L. R. (1998). Didática da Resolução de Problemas de Matemática. (2ª ed.). Ática.
Firmino, L. C. & Martins, R. E. M. W. (2017). Imagens-clichês e livros didáticos: reflexões para o ensino de Geografia. In: I. M. Tonini, L. B. Goulart, M. M. Santana Filho, R. E. M. W. Martins & R. Z. Costella (orgs.). O livro didático de Geografia e os desafios da docência para a aprendizagem. (pp. 103-112). Editora Sulina.
Guerra, A. J. T. & Frota Filho, A. B. (2018). Geomorfologia e o ensino da Geografia. In: C. CARDOSO, & M. S. SILVA, A geografia física: teorias e práticas no ensino de geografia. (p. 21-38). Appris.
Nogueira, J. R. A.; Cabral, L. K. S.; Silva, R. K. R. & Silva, I. F. [2016, 18-22 de outubro]. [Apresentação oral]. O uso da fotografia como estratégia para o ensino de ciências sociais nas séries iniciais. XI Semana Universitária, Mineiros. https://www.unifimes.edu.br/admin/siterapido/uploads/semana/xi_semana/humanas/O%20USO%20DA%20FOTOGRAFIA%20COMO%20ESTRATEGIA%20PARA%20O%20ENSINO%20DE%20CIENCIAS%20SOCIAIS%20NAS%20SERIES%20INICIAIS.pdf.pdf.
Nóvoa, A. [2016]. O lugar da licenciatura. Revista Educação. http://www.revistaeducacao.com.br/o-lugar-da-licenciatura/.
Santos, L. A. & Luiz, E. L. [2019]. Ensino dos Conteúdos sobre Relevo na Geografia Escolar: análise de uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. Geografia, v. 28, n. 2, p. 233-248. https://www.researchgate.net/publication/334475418_Ensino_dos_conteudos_sobre_relevo_na_Geografia_Escolar_analise_de_uma_colecao_de_livros_didaticos_dos_anos_finais_do_ensino_fundamental
Scarinci, A. L. & Pacca, J. L. A. [2015]. O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente. Educação em Revista, v.31, n. 2, p. 253-279. https://www.scielo.br/j/edur/a/dMxqvG7hnzTcf8sMxbrgy8d/abstract/?lang=pt
SILVA, I. F. F.; Santos, F. K. F.; Silva, L. L. & Canêjo, V. P. [2017, 10-14 de setembro]. A fotografia como recurso mediático no ensino de geografia: a paisagem urbana em múltiplos olhares e convergências. [Apresentação oral]. XIII Encontro nacional de prática de ensino em geografia, Belo Horizonte. http://www.revista.ufpe.br/ensinodegeografia/index.php/ensinodegeografia/article/view/6.
Soares, M. T. C. & Pinto, N. B. (2001). Metodologia da resolução de problemas. [Apresentação oral]. 24ª Reunião ANPEd, Caxambu.
Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. (16ª ed.). Vozes.
Val, R. M. G. & Ferraz, C. B. O. [2009, 30 de agosto a 02 de setembro]. A linguagem imagética na escola e no ensino da geografia. [Apresentação oral]. X Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, Porto Alegre.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Denis Rocha Calazans, Sra., Sr
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”