Fotografia como recurso didático nas aulas de Geografia

Autores/as

  • Denis Rocha Calazans Instituto Federal de Alagoas
  • Jacqueline Praxedes Almeida Universidade Federal de Alagoas
  • Gabriel Londres Arlota Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2209

Palabras clave:

Geografia física, fotografia, ensino de geografia, formação docente.

Resumen

O ensino de Geografia Física nas escolas é um desafio para os professores, seja pela dificuldade no processo de formação inicial, devido a um currículo separado em disciplinas estanques, que fragmenta os conteúdos e dificulta a compreensão do conhecimento científico; seja pela carência de conhecimentos pedagógicos, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos. Assim, buscou-se desenvolver, através das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), edição 2018-2020, do subprojeto Geografia, um trabalho que estimulasse o olhar dos alunos do primeiro ano de uma escola de Ensino Médio Integrado a exercitar os conhecimentos adquiridos em sala sobre o assunto relevo. O trabalho consistiu em orientar e incentivar os alunos a observarem a paisagem das áreas por onde transitam e registrarem, através da fotografia, as formas de relevo e as ações modificadoras deste, principalmente as de origem antrópica. Os alunos foram estimulados a analisar as imagens e socializar os resultados com os colegas de turma. A atividade objetivou desenvolver a percepção dos alunos sobre a paisagem que os cerca e aprimorar a capacidade de análise, promovendo uma ação educativa significativa, bem como propiciar aos professores em formação uma melhor compreensão da Geografia Física e do processo de ensino-aprendizagem.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Denis Rocha Calazans, Instituto Federal de Alagoas

Professor de Geografia do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. Professor da Pós-graduação em Ensino de Geografia EAD, da Universidade Federal de Alagoas. Possui especialização em Docência do Ensino Superior e Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento

Citas

Antônio Filho, F. D. & Dezan, M. D. S. (2014, 7-9 de abril). A fotografia como instrumental no ensino de geografia: uma proposta de material pedagógico para uso em sala de aula. [Apresentação oral]. II Congresso Nacional de Formação de Professores, Águas de Lindoia. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/141651.

Bertolini, W. Z. & Valadão, R. C. (2009). A abordagem do relevo pela geografia: uma análise a partir dos livros didáticos. Terræ Didática, v. 5, n. 1, p. 27-41. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637500

Cacete, N. H. (2015). Formação do professor de geografia: sobre práticas de ensino e estágio supervisionado. Revista da Casa da Geografia de Sobral, v. 17, n. 2, p. 3-11.

Callai, H. C. (2005). Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, v. 25, n. 66, p. 227-247. https://www.scielo.br/j/ccedes/a/7mpTx9mbrLG6Dd3FQhFqZYH/?lang=pt&format=pdf

Callai, H. C. (2004, 16-18 de setembro). O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. [Apresentação oral]. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra. https://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/HelenaCallai.pdf

Cardoso, C. & Silva, M. S. (2018). Geografia Física: formação docente e práxis na sala de aula. In: C. Cardoso, M. S. Silva, A geografia física: teorias e práticas no ensino de geografia. (pp. 21-38). Appris.

Castellar, S. & Vilhena, J. (2010). Ensino de Geografia. Cengage Learning.

Cavalcanti, L. S. (1998). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Papirus.

Chechia, V. A., & Andrade, A. S. (2002). Representação dos pais sobre o desempenho escolar dos filhos. [Apresentação oral]. Livro de Resumos. Ribeirão Preto: FFCLRP-USP. https://repositorio.usp.br/item/001294942

Costa, M. A. & Oliveira, J. G. R. (2020). Os temas físico-naturais nos livros didáticos de geografia da rede pública de ensino: um estudo de caso de Uraí/PR. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 19, p. 504-524. https://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/751

Dante, L. R. (1998). Didática da Resolução de Problemas de Matemática. (2ª ed.). Ática.

Firmino, L. C. & Martins, R. E. M. W. (2017). Imagens-clichês e livros didáticos: reflexões para o ensino de Geografia. In: I. M. Tonini, L. B. Goulart, M. M. Santana Filho, R. E. M. W. Martins & R. Z. Costella (orgs.). O livro didático de Geografia e os desafios da docência para a aprendizagem. (pp. 103-112). Editora Sulina.

Guerra, A. J. T. & Frota Filho, A. B. (2018). Geomorfologia e o ensino da Geografia. In: C. CARDOSO, & M. S. SILVA, A geografia física: teorias e práticas no ensino de geografia. (p. 21-38). Appris.

Nogueira, J. R. A.; Cabral, L. K. S.; Silva, R. K. R. & Silva, I. F. [2016, 18-22 de outubro]. [Apresentação oral]. O uso da fotografia como estratégia para o ensino de ciências sociais nas séries iniciais. XI Semana Universitária, Mineiros. https://www.unifimes.edu.br/admin/siterapido/uploads/semana/xi_semana/humanas/O%20USO%20DA%20FOTOGRAFIA%20COMO%20ESTRATEGIA%20PARA%20O%20ENSINO%20DE%20CIENCIAS%20SOCIAIS%20NAS%20SERIES%20INICIAIS.pdf.pdf.

Nóvoa, A. [2016]. O lugar da licenciatura. Revista Educação. http://www.revistaeducacao.com.br/o-lugar-da-licenciatura/.

Santos, L. A. & Luiz, E. L. [2019]. Ensino dos Conteúdos sobre Relevo na Geografia Escolar: análise de uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. Geografia, v. 28, n. 2, p. 233-248. https://www.researchgate.net/publication/334475418_Ensino_dos_conteudos_sobre_relevo_na_Geografia_Escolar_analise_de_uma_colecao_de_livros_didaticos_dos_anos_finais_do_ensino_fundamental

Scarinci, A. L. & Pacca, J. L. A. [2015]. O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente. Educação em Revista, v.31, n. 2, p. 253-279. https://www.scielo.br/j/edur/a/dMxqvG7hnzTcf8sMxbrgy8d/abstract/?lang=pt

SILVA, I. F. F.; Santos, F. K. F.; Silva, L. L. & Canêjo, V. P. [2017, 10-14 de setembro]. A fotografia como recurso mediático no ensino de geografia: a paisagem urbana em múltiplos olhares e convergências. [Apresentação oral]. XIII Encontro nacional de prática de ensino em geografia, Belo Horizonte. http://www.revista.ufpe.br/ensinodegeografia/index.php/ensinodegeografia/article/view/6.

Soares, M. T. C. & Pinto, N. B. (2001). Metodologia da resolução de problemas. [Apresentação oral]. 24ª Reunião ANPEd, Caxambu.

Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. (16ª ed.). Vozes.

Val, R. M. G. & Ferraz, C. B. O. [2009, 30 de agosto a 02 de setembro]. A linguagem imagética na escola e no ensino da geografia. [Apresentação oral]. X Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, Porto Alegre.

Archivos adicionales

Publicado

2022-04-02

Cómo citar

Calazans, D. R., Almeida, J. P., & Arlota, G. L. . (2022). Fotografia como recurso didático nas aulas de Geografia. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2209

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP